Negociação

Páginas: 6 (1266 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
USCS – UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING






Michelly de Mei Matrícula 16350
Paloma Moreira Bernardino Matrícula 16584







ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
Lojas Pernambucanas








SÃO CAETANO DO SUL
2013





USCS – UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EMMARKETING





Michelly de Mei Matrícula 16350
Paloma Moreira Bernardino Matrícula 16584






ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
Lojas Pernambucanas




Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção do título de especialização lato sensu em Marketing, sob a orientação da Profº Francisco Starke






SÃO CAETANO DO SUL
2013SUMÁRIO





1.1 Histórico

Pernambucanas é uma rede varejista brasileira fundada em 25 de setembro de 1908 pelo sueco  Herman Theodor Lundgren, que adquiriu em Pernambuco a Companhia de Tecidos Paulista. Por muitos anos foi uma das maiores redes de venda de tecidos do Brasil. Atualmente, é a décima terceira maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.
Em 1910 foiinaugurada a loja na Praça da Sé, São Paulo. Em 1960 ficou famoso o filme de propaganda: "Quem bate? É o frio! Não adianta bater, eu não deixo você entrar". Em 1970 era a maior rede de lojas do Brasil. No Século XXI diversificou seus produtos, que além de tecidos e roupas oferece eletrodomésticos, informática e similares. Tem 295 filiais espalhadas por sete estados do Brasil.
Apesar de se chamar"Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar ao país e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. Após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 1970 a 1990, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência. Apenas a Arthur LundgrenTecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país


1.2 Missão

Atender necessidades e desejos oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. Moda, eletrodomésticos, cama, mesa e banho, utilidades, eletroeletrônicos, tapetes, cortinas e muito mais. Tudo feito com qualidade e muito bom gosto.


Estabeleça a matrizSWOT da empresa escolhida. Formate o conjunto das 5 forças de Porter.


Strengths (forças) – Por se tratar de uma loja de departamentos, as lojas Pernambucanas ao longo dos anos se aperfeiçoou e investiu em várias marcas de alta qualidade para setores de cama, mesa e banho e eletro. A vantagem em relação aos seus concorrentes é de que os seus clientes podem encontrar marcas importantes na mesmaloja e também podendo fazer suas compras no crediário com o cartão da loja. A lista de casamento oferecida aos noivos para seus convidados comprarem seus presentes também tem sido muito importante pra loja, pois os clientes tem a oportunidade de conhecer melhor a loja.



Weaknesses (fraquezas) – Pouco investimento nas marcas de roupas femininas, masculinas, infantil e calçados tem dado maiorespaço para os concorrentes como Riachuelo e C&A , ou seja, menor atratividade de clientes para esses setores e permitindo maior espaço para os concorrentes.

Opportunities (oportunidades) – Pernambucanas decidiu acompanhar de perto a expansão industrial do país e a formação de novas cidades, na primeira metade do século passado. Interior do Brasil adentro, a empresa utilizou porteiras defazendas, cercas, troncos de árvores, grandes pedras, morros e lonas de circo, entre outros pontos, para divulgar a sua chegada.O impacto desta forma inusitada de publicidade foi tão grande que consolidou o nome da empresa e, logo, a Pernambucanas se tornou um símbolo de prestígio e modernidade, inclusive sendo convidada por prefeitos a abrir filiais em novos municípios. "Para ser um município tinha que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociação
  • Negociação
  • negociaçao
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociaçao
  • Negociação
  • A negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!