Negociação

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 7 de maio de 2012
LIDERANÇA

Liderar é a capacidade de extrair das pessoas o melhor de si, é obter seu comprometimento consciente e espontâneo. No momento de sua posse em seu gabinete, o personagem observa que todos os antigos funcionários já tinham arrumado suas coisas, supondo que seriam demitidos por haverem trabalhado com o antigo presidente. Ao observar isso, Mandela, reuniu todos e destacou aimportância do trabalho de cada um e de como ficaria feliz em poder contar com eles da mesma forma que seu antecessor também pode contar. A demonstração de apreço de confiança para aquele grupo, o qual provavelmente desconhecia, fez com que aquelas pessoas dessem continuidade em seus trabalhos. Com isso ganhou a máquina pública que não sofreu com a descontinuidade, e valorizada, tiveram razões paratrabalhar e contribuir. Dessa forma, todos ganharam. As mudanças de governo ou administração não podem ser o sinal para a descontinuidade, mas de continuidade com nova liderança.
É preciso compreender que novos cenários e novos líderes sugerem novos olhares e não a condenação do modo anterior, que tudo que existe foi edificado antes, e precisa ser aperfeiçoado, não descartado. Overdadeiro líder antevê o impacto de suas decisões sobre as pessoas, preocupa-se com elas, e utilizam estratégias para fazer à recondução das mesmas as novas diretrizes sem que as mesmas se sintam desvalorizadas ou desmotivadas. É a preservação de seus talentos e potenciais, o qual lhe será útil e ainda os trará satisfação.
As transformações radicais sobre os processos e as atividades enviam umsinal aos colaboradores de que estavam no caminho errado, isso cria nas pessoas o sentimento de fracasso ou de impotência. A falta de difusão de seus valores e sua missão, bem como o entendimento do significado deles, permite alterações radicais que desmotivam o grupo e com isso todos perdem.





ÉTICA

A ética é o julgamento da moral, e a moral é o exercício da ética. Na verdade,ambas se auto-regulam. Num artigo, já questionava nossa moral existente e permitida.
“Se entendermos moral como um conjunto de valores e virtudes admitidos e incorporados no nosso cotidiano, há de haver uma reflexão acerca dos princípios que estabeleceram os parâmetros para admissão em nossas vidas e em nosso código de leis”.
Nesse contexto, entendo que a maior dificuldade deMandela seria o desenvolvimento de novo código de normas que deveria agora considerar conceitos até então repudiados. Aliás, essa dimensão não foi adequadamente retratada pelo filme. Mas na história real da África do Sul, foi necessário estabelecer novos conceitos sobre o que é moral e assim novas leis foram editadas e outras suprimidas. Então, a ética exercitada pelas normas é mutável, dependem decenários, momentos históricos, e iniciativas.
Se entendermos a ética como passível de aperfeiçoamento através de seu exercício, entendemos que a mesma deva acompanhar as mudanças sócias, de comportamento, e as mudanças nos relacionamentos. Sendo assim, deve ter na sua composição princípios fortes e reconhecidos que independam de época ou momento histórico, que a caracterizem.Princípios que possuam a característica de manter íntegros os valores que dado grupo ou sociedade assumiu para si, e sobre os quais vai se mantiver apesar das transformações nas normas.










POSTURA ÉTICA DO LIDER

Se eu não sou capaz de mudar diante de novas circunstâncias, como posso esperar que os outros mudem”. A frase é deMadiba, forma carinhosa como Nelson Mandela é tratado pelos negros sul-africanos que o veneram. A frase foi pronunciada durante um encontro entre Mandela, recém empossado presidente da África do Sul, e um grupo de dirigentes do seu partido, vítimas então recém libertadas do cruel regime do apartheid, que deixara feridas abertas.
Em um clima de mútua desconfiança, os seguidores de Mandela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociação
  • negociaçao
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociaçao
  • Negociação
  • A negociação
  • Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!