Negociação

Páginas: 10 (2276 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
INTRODUÇÃO
As negociações sempre estiveram presentes nas relações humanas. Antes mesmo do ser humano falar, ele já barganhava e trocava objetos e alimentos.
Cada dia mais presente em nossas ações e rotinas do dia a dia, a negociação tem adquirido importância crescente no desempenho das empresas. É na habilidade do negociador .Dependendo da forma como é conduzida, uma negociação também pode serresponsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais. Em uma negociação ambas partes é preciso conhecer o outro "negociador", planejar cada ação com cuidado; usar estratégias e táticas para obter melhores posições e quase sempre, ceder ideias , opiniões para ganhar outras em troca.
Poderíamos dizer que NEGOCIAÇÃO é um processo em que partes distintas buscam a aceitação de suasidéias, interesses ou propósitos, tendo como objetivo comum o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas.
Para tanto é fundamental que haja de lado a lado, COMUNICAÇÃO, MOTIVAÇÃO E HABILIDADEPARA TOMAR DECISÕES E ADMINISTRAR CONFLITOS.
Visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas,tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação .
Qualquer um pode ser um negociador,porém para ser realmente um bom negociador tem que ter um mínimo de dom ,para que assim se sinta o desejo do aprimoramento.
No processo de negociação, é importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e entender as suas expectativas. Para isto, ajuda bastante elaborare seguir as etapas da negociação: planejamento, preparação, apresentação da proposta, esclarecimento, troca e acordo.
A negociação, assim como as habilidades do bom negociador, podemos aprender e aperfeiçoar. Algumas características de um bom negociador: Foco, flexibilidade e ter objetivo. Para ser realmente um bom negociado tem que se ter um mínimo de dom,para que assim se sinta o desejo doaprimoramento .
Portanto, em qualquer contexto, a habilidade de negociação é fundamental.

1. DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

A negociação é um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um
ponto em que se consegue chegar a um acordo.

O que fazer para tornar a negociação num sucesso?
• Tempo suficiente para nos prepararmos;
•Conhecer o assunto em questão;
• Tratar com respeito todas as partes;
• Utilizar técnicas de comunicação eficazes – por exemplo, saber escutar;
• Haver flexibilidade que permita a cada um obter algo da negociação – resultado ganho-eu/ganhas.

NEGOCIAÇÕES COM PRINCÍPIOS
A negociação tem como objetivo sempre de satisfazer pelo em parte,as necessidades e desejos das partes envolvidas.
Como?1.Distinguir as pessoas do problema
A negociação deve centrar-se não na personalidade ou nos comportamentos dos outros ,mas no seu objetivo .
2.Prestar atenção aos interesses e não ás posições
É preciso explorar abertamente as motivações, interesses e objetivos de casa uma das partes, para encontrar uma base comum e conseguir um caminho que vá de encontro a um resultado acordado.
3.Definir váriasposições antes de tomar uma decisão final
Definir tantas opções quantas as possíveis pode aumentar a qualidade do acordo final, porque provavelmente satisfará melhor as partes envolvidas.
4.Assegurar que o resultado se baseia em critérios objetivos
Para se conseguir um resultado bem sucedido, é importante guiarmo-nos por critérios objetivos, analisando cuidadosamente as vantagens de todas aspropostas.
O que fazer para tornar a negociaçãoa negociação num sucesso?
-Tempo suficiente para nos prepararmos,
-Conhecer o assunto em questão
-Utilizar técnicas de comunicação eficazes-por exemplo saber escutar,
-Haver flexibilidade que permita a cada um obter algo da negociação.

Conceito De Negociação, o Processo e As Variáveis Básicas Da Negociação
O Conceito de Negociação, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negociação
  • Negociação
  • negociaçao
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociaçao
  • Negociação
  • A negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!