Negociação salarial

Páginas: 7 (1707 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
PARA CONSEGUIR UMA BOA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Joaquim Maria Botelho
Para começar, é fundamental estabelecer que salário não é somente a remuneração, mas o pacote que inclui o pagamento mensal, os benefícios, e eventual participação nos lucros e bônus – quando a empresa tiveressa prática.
Portanto, numa negociação salarial, você deve ter em vista que pode haveruma contraproposta nãonecessariamente de aumento de remuneração, mas de melhora dosbenefícios – o que pode ser afinal até mais interessante.
Leve em conta, também, que existem políticas diferentes, de empresa paraempresa, na negociação salarial.
Algumas permitem a autoproposição, ou seja, o executivo que entende queestá na hora de receber aumento em razão de volume de trabalho, resultados para aempresa, assunção de novasfunções e outras, escreve um pedido fundamentado e enviapara o superior, que vai analisar.
Outras empresas jamais aceitam propostas, porque possuem políticas muito bemdefinidas de aumento e de promoção, e nunca fogem das regras estabelecidas.
Com as alterações ocorridas na economia mundial nos últimos meses, e com oaumento da competitividade em todos os campos, as empresas estão tentando aomáximoenxugar custos, racionalizar despesas, e isto inclui conseguir os melhores funcionáriospelo menor salário possível. Por essa razão, negociar salário vai requerer muitahabilidade e principalmente flexibilidade.
Mas uma coisa é certa, em se tratando de carreira de executivo: anegociação começa no dia da entrevista de emprego!

Pesquisas recentes demonstram que, tanto do lado dosempregadores quantodo lado dos candidatos, a questão de salários e benefícios énegociável. Geralmente, os executivos preferem aumento em dinheiro; as empresas, por suavez, preferem oferecer benefícios, como apoio na recolocação em caso de demissão,bônus por produtividade e férias extras, em vez de revisão salarial.
Existe uma tendência do mercado de tornar a remuneração variável - apenas57,8% dos executivos têmremuneração fixa. Dos outros 42%, mais de um décimo dosvencimentos provêm de remuneração variável. Os dados foram obtidos em uma pesquisarealizada pelo Grupo Catho junto a 491 executivos de todo o país.

PARA QUEM ESTÁ EMPREGADO
Para ilustrar o que acabamos de dizer, veja a seguir alguns outros resultadosda pesquisa, realizadas entre executivos que estavam ocupando um emprego no momento emqueresponderam.

* Aumentos salariais têm sido freqüentes na vida do executivo brasileiro – 84% receberam aumento nos últimos 24 meses.
* Dentre os executivos que receberam aumento, 40,6% tiveram um aumento, 33,2% tiveram dois aumentos, 7,0% tiveram três aumentos, 2,3% tiveram quatro aumentos e 0,8% tiveram cinco aumentos ou mais.
* Apesar de a inflação acumulada ser considerada baixa, apesquisa registrou que um percentual de 62,2% dos aumentos foram dados coletivamente - para toda a empresa (32,2%) ou para um grupo (30,0%). Parece que as empresas apresentam, de maneira geral, tendência a dar aumentos individuais em menor proporção (37,8%).
* Em volume de dinheiro, o aumento médio foi de 9,97%. Mas ficou patente que ocupantes de níveis mais altos da hierarquia recebem aumentosmaiores: diretores ficaram com 13,0%, gerentes ficaram com 10,9%, supervisores ficaram com 9,08% e profissionais especializados com 8,9%.
* Aumentos por mérito ou promoção ocorreram em apenas 34,9% dos casos, e na esmagadora maioria em empresas grandes, multinacionais ou não-familiares.
Na negociação salarial, outro ponto a ser considerado éo tamanho e o tipo de administração da empresa. Nossapesquisa mostrou que empresasgrandes, multinacionais ou empresas não-familiares têm dado aumentos com maisfreqüência do que empresas pequenas, brasileiras ou familiares. Mas – e ainda bemque existe um "mas" –, quando estas empresas dão aumentos, praticampercentuais superiores.

PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO
Ninguém discute que a negociação salarial é normalmente mais difícilpara o executivo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NEGOCIAÇÃO SALARIAL
  • Negociação salarial
  • Negociação salarial
  • Negociação salarial
  • Negociação salarial
  • negociação salarial
  • Negociação salarial
  • Negociaçao salarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!