Negócios internacionais - argentina

Páginas: 10 (2317 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2011
São Paulo - 2008

São Paulo - 2008
SUMÁRIO

ARGENTINA 3
MAPA TERRITÓRIO ARGENTINO 5
ASPECTOS GERAIS – ECONÔMICOS E CULTURAIS – ARGENTINA 6
Localização e Superfície. 6
Aspectos econômicos. 6
Idioma e religião. 7
PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA. 7
Pecuária. 7
Indústria 7
Agricultura 8
Intercâmbio Comercial Bilateral. 8
Comércio Exterior 8
RELAÇÕES COMERCIAIS BRASIL XARGENTINA 9
DESEMPENHO DA BALANÇA COMERCIAL ENTRE BRASIL E ARGENTINA – 2006. 10
RELAÇÃO COMERCIAL ARGENTINA MUNDO. 11
TABELA CONTENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRODUTOS IMPORTADOS PELO BRASIL DA ARGENTINA 13
GRÁFICO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS IMPORTADOS PELO BRASIL DA ARGENTINA 14
TABELA CONTENDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS DO BRASIL À ARGENTINA 15
GRÁFICO DOS PRINCIPAIS PRODUTOSEXPORTADOS PELO BRASIL À ARGENTINA 16
TABELA CONTENDO DESEMPENO DA BALANÇA COMERCIAL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS. 17
GRÁFICO DO DESEMPENHO DA BALANÇA COMERCIAL BRASIL / ARGENTINA 18
RECENTES PROTESTOS NA ARGENTINA. 19
REFERÊNCIAS 20
PERGUNTAS SOBRE O TRABALHO 21
ARGENTINA

Não podemos falar de relações comerciais com um país sem antes conhecermos um pouco de sua cultura, de sua economia, desuas política interna.
Ao contrário do que pensamos nem todo argentino acha que Maradona foi o melhor jogador de todos os tempos, há aqueles que afirmam que Di Stéfano e quem foi.
Nem sempre a rivalidade foi a principal característica das relações Brasil X Argentina, há décadas os dois países vivem uma aproximação que prevalece. Como podemos verificar na relação firmada no Mercosul, oTRATADO DE ASSUNÇÃO FIRMADO EM 1991 e o Protocolo de OURO PRETO EM 1994, a parceria comercial entre esses dois países é de suma importância para a manutenção da economia de ambos.
Existem vários fatores históricos que contribuem para esse Duo de Rivalidade e Aproximação. Vale ressaltar que estamos falando de dois países que foram colonizados de forma completamente diferente.
O Brasillogo após sua independência criou laço de aproximação com os EUA enquanto a Argentina pendia para os Ingleses, essa ligação persistiu até meados do Século XX.
Após sua independência, a Argentina, vive um processo muito maior de fragmentação territorial do que de unificação, o que não ocorreu com o Brasil, tendo esse mantido sua unidade territorial e incorporando outros territórios ao seu,como foi o caso da ocupação da região Oriental do Prata anexando como Província Cisplatina (Uruguai) esse processo durou 12 anos até a o Uruguai conseguir sua libertação. Além da anexação do Uruguai o Brasil em 1852 para a queda de Juan Manuel Rosas, caudilho de Buenos Aires. Não esquecendo das ações de militares brasileiros na Guerra do Paraguai.
O saldo dessa Guerra foi que as economiasdesses dois países saíram completamente diferentes, enquanto a Argentina se mais beneficiou, tendo seu comércio e sua produção quase intocados pelo conflito, o Brasil consumiu muitos recursos na guerra, precisando inclusive tomar empréstimos externos.
Outro fator importante nessa rivalidade sempre se deu ao isolamento lingüístico enfrentado pelo Brasil, dificultando qualquer relação de integraçãocultural. Os intelectuais brasileiros pouco olhavam para a produção cultural da América Hispânica e eram quase nulos os Hispânico-americanos que tinham noção do que ocorria no Brasil, havia uma completa falta de interesse de integração cultural desses dois países.
O quadro de rivalidade foi dissolvido aos poucos, desde a década de 1930. E praticamente se encerrou, no plano político ou econômicogeral, dos anos 1960 em diante. A colaboração sistemática chegou ao máximo com a criação, em 1991, do Mercosul, uma proposta de integração comercial e diluição de barreiras alfandegárias.
Portanto deixemos a rivalidade entre Brasil e Argentina, no único campo em que tanto Brasil quanto Argentina demonstram ser os protagonistas e líderes internacionais, no futebol.
- tratado de assunção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negócios internacionais
  • Negócios internacionais
  • Negocios internacionais
  • Negócios internacionais
  • Negócios Internacionais
  • Negócios Internacionais
  • negócios internacionais
  • negócios internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!