Negócios de compensação

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
Tipos de negócio de compensação ou countertrade, sendo os mais frequentes:

Barter – Troca simples de bens e serviços sem troca de dinheiro
Compensação – O exportador do país A enviamercadorias para o importador do país B. Este, paga em dívisas não convertíveis ao exportador do país B, que envia mercadorias para oimportador do país A, que por sua vez paga em moeda local ao exportador deA.
Buy-back – Traduz-se num acordo de cooperação industrial.O exportador A fornece ao importador B um determinado equipamento. O importador B paga parcialmente ao exportador A em bens ou serviçosproduzidos com o referido equipamento.
Offset – Acordos estabelecidos entre grandes empresas com o patrocínio do estado. Por exemplo: O exportador A vende aviões ao importador B, com a obrigaçãode A comprar produtos no país de B. É controlado pelo governo.
Switch-trading – O exportador A vende determinados bens ao importador B. A, negoceia com uma trading house, de modo a que estareceba os produtos de B e os venda a nível internacional e posteriormente pague a A, mediante o recebimento de uma comissão de intervenção.
Clearing – Acordo entre governos para a troca de produtosconstantes na lista. Os bancos centrais garantem os pagamentos aos exportadores.

Contexto mundial:

A forte internacionalização, a globalização das economias e a dimensão dos negócios conduzem aocrescimento dos negócios de compensação. Estes negócios são vitais para ultrapassar algumas dificuldades, tais como:
Desequilibrios na balança comercial e de pagamentos;
insuficiência de divisasconvertíveis;
Entrada em mercados protegidos;
Excesso de produção;
Conquista de mercados de economia centralizada
Do ponto de vista das empresas, existem também razões para um forteinteresse nos negócios de compensação, com os seguintes objectivos:
Aumento de vendas beneficiando de economias de escala
Melhoria da competitividade
Maiores lucros
Ultrapassagem dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compensação
  • Compensação
  • Compensação
  • compensação
  • Compensação
  • COMPENSAÇÃO
  • Compensação
  • COMPENSACAO AMBIENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!