Necessidades e Caracterísicas da Criança

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
15240-4445UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
FERNANDA SANTOS MORAES
NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS
São Luís – Ma
2014
NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS
Dissertação apresentada ao Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal doMaranhão, como requisito parcial à obtenção da média na cadeira de Ritmo e Expressão ministrada pela professora Waldecy das Dores Vieira Vale.
São Luís – Ma
2014
INTRODUÇÃO
Convivendo com pessoas de diferentes idades, é necessário que o professor de educação física defina por faixa etária e/ou necessidade o exercício apropriado para cada uma destas. Assim, fases como infância, adolescência e faseadulta sofrem subdivisões que exigem práticas voltadas para cada uma delas.

O QUE É INFÂNCIA
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o 11º ano de vida de uma pessoa.
É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Mais do que isto,é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
Nesta fase começamos a interagir seja com as pessoas ou até mesmo com objetos. É quando começamos a tomar ciência do que nos cerca e das situações que nos forçam a adaptação. Essa interação, principalmente nos primeiros anos devida, é feita, basicamente, através do corpo uma vez que a comunicação oral ainda está em desenvolvimento. Sendo assim, juntamente com seu desenvolvimento oral, seu desenvolvimento motor se aprimora e a criança começa a ter total controle sobre este.
Exercícios de 4 a 6 anos
Exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar. Exemplos: chutar e agarrar bolas livremente, "Corre Cotia”,“Meu Mestre Mandou”, pega-pega, esconde-esconde ou estátua.
Exercícios de 7 a 9 anos
Atividades que ao mesmo tempo em que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, desafiem a criança. Como exemplo, temos: amarelinha, passa-anel, corrida das cores (diz-se o nome da cor e a criança deve correr para tocar algo daquela cor), carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãosenquanto a outra a segura pelos pés para uma corrida) ou corrida de sacos.
Exercícios de 10 a 12
Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades esportivas para o filho e deixar que ele escolha em qual quer se especializar. Atividades sugeridas: natação, futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, artes marciais, esgrima ou ginástica rítmica.

MOVIMENTO
Os movimentos corporaisestão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser, da mesma forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto, necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. A criança utiliza os movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos o progresso da criança. Na idade pré-escolar a criança é um ser dinâmico,cheio de indagações espontâneas e com múltiplas habilidades físicas, sua habilidade motora é utilizada para a expansão do seu desenvolvimento global. Os movimentos possibilitam uma maior proximidade com o mundo da criança, melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a autoestima, o conceito que ele terá sobre seu corpo serádado em maior parte pelos movimentos. Do zero aos sete anos toda educação da criança é feita através dos movimentos, ela tem necessidade de exercitar os músculos, reforças a estrutura óssea, desenvolver os pulmões, enriquecer o sangue, harmonizar as conexões nervosas... o exercício através dos movimentos é para criança tão indispensável quanto à alimentação. Daí podem sentir a importância que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão de crianças com necessidades especiais
  • As sete necessidades básicas da criança
  • A inclusão de crianças com necessidades especiais
  • Crianças com necessidades educacionais especiais
  • Relatório de Criança com Necessidade Especial
  • sete necessidades básicas da criança
  • Inclusão de crianças com necessidades especiais
  • Crianças com necessidades educacionais especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!