Necessidades de boas práticas ambientais nas insdustrias do século XXVI

692 palavras 3 páginas
Artigo de Geografia / Meio ambiente

Necessidades de boas práticas ambientais nas indústrias do século XXI.
A ocupação do espaço geográfico brasileiro e a exploração dos recursos naturais carrega uma longa historia de degradação e do mau uso dos bens extraídos. Isso por sua vez é dado pela ausência de uma cultura arraigada pelos nossos ancestrais que visasse respeitar as características naturais de nossos ecossistemas. A limitação de posses e usos de bens de produção agrícola dado a pessoas restritas também foi um fator relevante para a construção do atual cenário ambiental que hoje temos.
As alterações em áreas naturais são mais evidentes a partir do uso intenso dos espaços para o avanço agrícola das etnias indígenas que viviam principalmente na faixa litorânea de nosso país, e que detiam as práticas e as técnicas da agricultura de corte e queima. No período colonial esse cenário teve um relevante crescimento com a chegada dos portugueses a partir do século XVI com o ciclo do pau-brasil e posteriormente com a política de plantation e o ciclo do ouro. Isso denotou uma imensa devastação em nossas florestas pluvial tropical atlântica e o início da degradação dos nossos recursos hídricos devido às técnicas de garimpo.
No século XIX a exploração dos bens naturais no Brasil foi intensificada pelo extrativismo da borracha, madeira de elevado valor econômico, e pelas implantações das culturas do café, em áreas dos domínios das florestas pluvial atlântica e estacional semidecídua traçando e alterando as características naturais da região sudeste de nosso país. O impulso da industrialização no século XX movimentou ainda mais o uso do solo para fins agrícolas, como produção de chá, algodão, soja, cana-de-açúcar citros entre outros insumos naturais.
Denota-se que ao longo do processo histórico da formação federativa brasileira consistiu apenas no progresso na ordem e mostrar um Brasil forte e independente diante das nações gigantes.
Hoje com a

Relacionados