NDICES HEMATIM TRICOS 1

773 palavras 4 páginas
ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS

São importantes para a classificação das anemias
Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho destas células e à distribuição da hemoglobina nestas, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias. Na literatura, encontram-se referências a quatro parâmetros hematimétricos: o VGM (volume globular médio), o CHGM (concentração de hemoglobina globular média), o HGM (hemoglobina globular média), o qual vem sendo desconsiderado por muitos autores e laboratórios, por não servir para a classificação das anemias; e o RDW (red blood cell distribution width), muito utilizado na medicina humana, e ultimamente sendo utilizado na veterinária.

Volume Globular Médio (VGM)
O VGM ou volume globular médio representa a determinação média do volume dos eritrócitos, pois em uma mesma amostra de sangue podem ocorrer hemácias de tamanhos ligeiramente diferentes. Assim, o VGM é o índice de tamanho e é referido em fentolitros (fLs).

Visto que o hematócrito e a hemoglobinemia são variáveis entre as espécies é esperado que ocorra o mesmo com o VGM, sendo necessário utilizar os valores de referência para avaliá-lo.

Como se refere a tamanho, o VGM serve para classificar as anemias em:
- Macrocítica: VGM acima do valor máximo esperado para a espécie em questão;
- Normocítica: VGM dentro dos intervalos de referência para a espécie avaliada;
- Microcítica: VGM abaixo do valor mínimo esperado para a espécie.

Concentração de Hemoglobina Globular Média (CHGM)
Outro índice hematológico de importância, o CHGM ou a concentração de hemoglobina globular média estima a média, em porcentagem, de quanto o eritrócito está preenchido pela hemoglobina. Assim, considera-se que o eritrócito tenha um espaço de 100% e o CHGM representa o quanto destes 100% está ocupado por hemoglobina.

Este parâmetro serve para classificar morfologicamente as anemias em dois tipos: normocrômica e hipocrômica,

Relacionados