Ndice

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 18 de março de 2015














Índice


1º Contexto
2º Objetivos e público alvo
3 º Atividades principais
4 º Sobre o proponente do projeto



Contexto
A história Guarani-Kaiowá no sul do Mato Grosso do Sul estevemarcada durante boa parte do século XX por políticas governamentais voltadas a diminuir seus territórios. Mesmo com essas investidas, os Guarani-Kaiowá nunca deixaram de ocupar as áreas em conflito.Desde o início da década de 1980, inúmeras famílias indígenas passaram a reivindicar a demarcação de parte dos territórios que foram ocupados pelos seus antepassados.

Nos acampamentos indígenaslocalizados nas regiões litigiosas, crianças, mulheres e idosos, por exemplo, têm dificuldades para receber atendimento do poder público nas áreas da educação e da saúde. Nos casos onde os indígenas foramvítimas de ataques seguidos de morte, os autores e mandantes desses crimes não são investigados e punidos pelas instituições públicas, instalando assim uma situação de insegurança.

Cerca de 46 milindígenas pertencem às etnias Guarani-Kaiowá e Ñandeva, em 26 municípios do Cone Sul-MS. A maior parte está distribuída em oito reservas/postos Indígenas, demarcadas pelo Serviço de Proteção aos Índiosentre 1915 e 1928; outra parcela dessa população está assentada em parte dos territórios reocupados, que se encontram em processo de identificação, demarcação e regularização fundiária desde as décadasde 1980, 1990 e 2000. Existem ainda oito grupos de Guarani e Kaiowá expulsos de sua terra tradicional acampados à margem de rodovia federal (BR) e seis grupos em um "cantinho" territórios antigos,aguardando identificação e reconhecimento oficial.


Objetivo e Público alvo

Pedagogo e antropólogo, Tonico Benites se propõe a realizar um levantamentos in loco para mapear, avaliar e denunciar aviolência praticada contra as famílias indígenas do povo Guarani-Kaiowá, no sul Mato Grosso do Sul, que reivindicam parte dos territórios tradicionais de onde foram expulsos décadas atrás.
De acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ndice
  • NDICE
  • Ndice
  • Ndice
  • ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • Ndice

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!