Ndice

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 10 de março de 2015




















Introdução

O voleibol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efetivos e, no máximo, seis suplentes podendo um destes desempenhar a função libero.
O jogo realiza-se num campo rectangular dividido por uma rede a uma altura variável conforme o sexo e categoria.
O objetivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para ocampo do adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento especifico.

História

O nascimento do voleibol remonta à Antiguidade clássica, quando se jogava o follies- um jogo com uma bola bexiga animal. Os jogadores eram dispostos em circulo e passavam a bola tentando não a deixar cair no solo. Na Idade Média, surgiu o faustball,considerada por muitos o jogo que deu origem ao voleibol. No final do século XIX, um professor de Educaçao Fisica da Universidade de Massachusetts, chamado William G. Morgan, criou um jogo denominado mintonette. Este jogo, precursor do voleibol, jogava-se inicialmente com uma camara de ar de uma bola de basquetebol. Em 1896, durante a primeira exibição pública deste jogo, o professor A. Halstread sugeriu amudança de nome para volley-ball. Em Portugal, o voleibol foi introduzido pelas tropas norte-americas que estacionaram nos Açores durante a Primeira Guerra Mundial.

Principais regras
(Em anexo seguem todas as regras oficiais de voleibol elaboradas e certificadas pelo FIVBRegras_Voleibol_2013-2016.pdf )
)

Não há tempo de jogo definido; este termina quando uma equipa ganha, ao conseguir vencertrês sets. Ganha um set a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em sets a 2-2, o quinto parcial é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessária a diferença de dois pontos. Em dois ambos os casos, não existe limite pontual, caso a vantagem de dois pontos não se verifique.
Um encontro é dirigido por uma equipa de arbitragemconstituída por um 1ºarbitro (principal), um 2º árbitro, quatro juízes de linha e um marcador.

O campo é regular, com dimensão de 18x9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculinos – 2,43 m; femininos – 2,24m)

A equipa é constituída por 12 jogadores, 6 jogadores efetivos e 6 jogadores suplentes


Sistemade pontuação
Uma equipa conquista um ponto de cada vez que ganha uma jogada. Se uma equipa serve e ganha a jogada, o mesmo jogador a servir. Se a equipa que ganha a jogada tiver recebido, os seus jogadores tem de rodar no sentido dos ponteiros do relogio e o jogador que se encontrava na posição 2 vai executar o serviço.

Subsituiçoes
São permitidas 6 substituiçoes por equipa e por set.
O actode substituição só pode ocorrer com o jogo parado e com autorização previa do arbitro. Só pode haver uma substituição uma vez por set a reentrada para o lugar do colega que o substituiu.

Faltas e incorreções
O primeiro toque da equipa é o único onde é permitido dar dois toques ou transportar a bola, desde que aconteçam na mesma ação. Nos restantes toques, a bola deve ressaltar claramente docorpo, principalmente nos gestos de ataque.
Cada equipa pode dar no máximo três toques. Excepto o toque do bloco, ou seja no serviço onde apenas pode dar um toque.

Serviço
O serviço é efetuado atrás da linha final. Este pode ser de duas maneiras o serviço por cima e o serviço por baixo.

Rede e linha Central
Nenhum jogador poderá tocar na rede durante a interceção á bola.

Libero
Libero é umjogador que está equipado de maneira diferente dos restantes colegas, pode entrar e sair do campo sem autorização dos árbitros, no intervalo entre duas jogadas, para ocupar uma posição defensiva (zona 5, 6 e 1).

Tipos de passe
Existem dois tipos de passe o passe alo de frente (em apoio) e a manchete normalmente utilizado na receção do serviço e na defesa.

Anexo de Imagens



Ilustração 1-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ndice
  • NDICE
  • Ndice
  • ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • NDICE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!