ncjxjdn ksjd

296 palavras 2 páginas
Na era pré-cambriana, começou a formação dos planetas, depois, no periodo arqueano teve o aparecimento das primeiras bactérias. No periodo proterozoico, existiu o predomínio das bactérias e as primeiras evidencias de atmosfera rica em oxigênio, no final do periodo proterozoico, surgiram as primeiras formas multicelulares e os primeiros animais. E então surgiu a era paleozóica, no período cambriano teve o aparecimento dos principais grupos de animais, depois no período ordoviciano, surgiram os invertebrados marinhos e as plantas.
No período siluriano, teve o derretimento das geleiras, o estabilsamento do clima e aumento do nível dos mares, e com isso, a evolução dos peixes. No período devoniano, teve os primeiros peixes, então no período carbonífero, surgiram as grandes florestas, e no período permiano, teve o primeiro grande evento de extinção em massa, o surgimento da pangea. Entao surgiu a era mesozóica, no período triassico teve a primeira aparição dos dinossauros.
Depois no período jurássico, surgiram os primeiros pássaros, os dinossauros já vagueavam pela terra, e no período cretáceo, as primeiras plantas com flores surgiram, grupos modernos de insetos, pássaros e mamíferos. Na época, paleocena, os mamíferos de porte pequeno dominaram o território, e na época, eocena, surgiu a maior parte das ordens de mamíferos.
Na era cenozóica, no período terciário, na época eligocena, apareceram os elefantes e os cavalos e vários tipos de gramíneas, na época, miocena, teve a formação de grandes campos e as mudanças climáticas deram origem a formação da calota polar. Na época pilocena, tem o aparecimento dos primeiros animais ruminantes. No período quarteraio, na época pleistoceno, evolução do homo sapiens, e na época hotoceno, o homem se torna a forma de vida dominante da terra.

Relacionados