Nbvnbnbv

702 palavras 3 páginas
O carteiro e o poeta e o mito da caverna. | Sandra carlade Araujo Santana | Campo da Filosofia |

1. O que é a caverna? A Ilha de pescadores. Pois era uma região mais isolada da cidade. 2. Que são as sombras projetadas no fundo? As promessas de seus governantes e a mídia partidarista. 3. Que são os grilhões e as correntes? O analfabetismo, que distancia as pessoas do mundo diferente. 4. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O carteiro Mário, que se entrega às metáforas. 5. O que é o Sol? Pablo Neruda, que parece como o portador das metáforas. 6. O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A própria ilha em que vive. 7. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com a qual deseja libertar os outros prisioneiros? As metáforas que mostram-lhe um mundo além daquela ilha.

Galileu. | Sandra Carla de Araujo santana | Campo da Filosofia |

01. Relacione o surgimento da ciência moderna com a emergência da burguesia.
A ciência precisa de patrocínio, não só para o sustento dos cientistas como para o material para desenvolver instrumentos. Esse patrocínio só pode vir do sistema econômico dominante e para tanto há uma necessidade de que esses estudos interessem ao sistema econômico. A ciência então só se tornou importante com a necessidade industrial de dominar os conhecimentos a cerca da natureza para com isso desenvolver novas tecnologias a fim de encher contas bancárias.
02. Considerando as três características atribuídas ao pensamento moderno (racionalismo, antropocentrismo e saber ativo), explique como, na Idade Moderna, elas valem para a ciência e também para outros setores como, por exemplo, a religião, as artes e a política.
O racionalismo emergiu como uma forma de pensamento sobre a visão medieval de que tudo era produto da fé. O conhecimento medieval deve ser compreendido no contexto em que se encontra e na beleza espiritual que representa, mas enquanto sociedade capitalista o

Relacionados