NBR12131 Trabalho Comissao CTIC

5229 palavras 21 páginas
NBR 12131:2005 – Estacas – Prova de carga estática – Método de ensaio

Sumário
Prefácio
1 Objetivo
2 Referências normativas
3 Princípio
4 Aparelhagem
5 Procedimento para a execução do ensaio e preparação da prova de carga
6 Expressão dos resultados e relatório de ensaio

Prefácio

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

1 Objetivo

1.1 Esta Norma prescreve o método de ensaio para a execução de provas de carga em estacas visando fornecer elementos para a avaliação de seu comportamento carga x deslocamento. , bem como estimar suas características de capacidade de carga.

1.2 Esta Norma se aplica a todos os tipos de estacas, verticais ou inclinadas, independente do processo de execução e de instalação no terreno, inclusive a tubulões, que a elas se assemelham, neste sentido.

1.3 A presente Norma se aplica exclusivamente às provas de carga com cargas controladas.

2 Referências normativas

As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta revisão da Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.
NBR 6122 - Projeto e execução de fundações.
NBR 6484:2001 – Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio.

3 Princípio

A prova de carga consiste, basicamente, em aplicar esforços estáticos crescentes à estaca e

Relacionados