NBR NM 207 Elevadores el tricos de passageiros

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Passo 3
Pesquisar e estudar as normas técnicas vigentes sobre elevadores de passageiros, e pesquisar sobre cálculo de tráfego de elevadores.

NBR NM 207 Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação

Prefácio nacional A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é deresponsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). O Projeto de Norma MERCOSUL, elaborado no âmbito do CSM 06 - Comitê Setorial MERCOSUL de Máquinas eEquipamentos Mecânicos, circulou para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demais interessados sob o número 06:07-0001.
A ABNT adotou como Norma Brasileira, em novembro de 1999, por indicação do seu ABNT/CB-04 - Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, a NM 207:1999 como NBR NM 207.
Com a emissão da Errata nº 1 da NM 207, em dezembro de 1999, e sua conseqüente incorporação emuma segunda edição (NM 207:1999 - Segunda edição 1999-12-30) pelo Comitê MERCOSUL de Normalização, a ABNT resolveu reimprimir a NBR NM 207, obedecendo a nova sistemática para adoção de Normas Mercosul.
Esta Norma cancela e substitui a NBR 7192:1998.

NORMA MERCOSUL NM 207:99
Elevadores elétricos de passageiros Requisitos de segurança para construção e instalação

Introdução
O objetivo destaNorma é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e de emergência de elevadores.
Possíveis riscos devidos
a: a) corte;
b) esmagamento;
c) queda;
d) impacto;
e) aprisionamento;
f) fogo;
g) choque elétrico;
h) falha do material devida danomecânico; - desgaste; - corrosão.

0.3 Premissas
Foram considerados possíveis riscos atribuíveis a cada componente que podem ser incorporados em uma instalação completa de elevador. Regras adequadas foram estabelecidas.

0.3.1 Os componentes são:
a) projetados de acordo com a prática usual de engenharia e os códigos de cálculos, incluindo todos os critérios de falha;
b) de construção adequadatanto mecânica como eletricamente;
c) fabricados com materiais de resistência e qualidade adequadas;
d) livres de defeitos.
Materiais nocivos, tais como amiantos não são utilizados.
0.3.2 Os componentes são mantidos em bom estado e em boas condições de funcionamento de modo que as dimensões sejam atendidas, mesmo em condições de desgaste.
0.3.3 Os componentes serão selecionados e instalados demodo que as influências ambientais previsíveis e as condições especiais de trabalho não afetem a operação segura do elevador.
0.3.4 Por projeto dos elementos que suportam carga, uma operação segura do elevador é considerada para cargas variando de zero até 100% da carga nominal.
0.3.5 As exigências desta Norma sobre os dispositivos elétricos de segurança são tais que a possibilidade de falha deum dispositivo elétrico de segurança atendendo a todas as exigências da Norma não precisa ser levada em consideração.
0.3.6 Os usuários devem ser protegidos contra a sua negligência e descuido inconscientes ao usar o elevador do modo estabelecido.
0.3.7 Um usuário pode, em certos casos, cometer um ato imprudente. A possibilidade de cometer dois atos imprudentes simultâneos e/ou o abuso deinstruções de uso não é considerada.
0.3.8 Se durante o desenvolvimento do trabalho de manutenção um dispositivo de segurança, normalmente não acessível aos usuários, é deliberadamente neutralizado, a operação segura do elevador não é mais assegurada, mas medidas compensatórias serão tomadas para garantir a segurança dos usuários de acordo com as instruções de manutenção. É considerado que o pessoal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NBR NM 207
  • NORMA NBR NM 207
  • automatização de um elevador de passageiro
  • nbr nm iso 3310-&
  • nbr nm 46
  • Campo El Trico E Potencial El Trico
  • NBR 721787 NM 248
  • descrição NBR 207

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!