NBR 721787 NM 248

850 palavras 4 páginas
COLÉGIO ESTADUAL JUSCELINO KUBISTCHEK DE OLIVEIRA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS

MARINGÁ
2014

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS

Trabalho em cumprimento à disciplina de Materiais de Construção, ministrada pelo professor Elyson Liberati, visando nota parcial para o primeiro bimestre do segundo módulo do curso Técnico em Edificações.

MARINGÁ
2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. NORMA 5
3. MATERIAL 5
4. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 5
5. AMOSTRA 6
6. ENSAIO 6
7. CONCLUSÃO 9

1. INTRODUÇÃO

Os agregados são materiais granulosos que entram na composição de argamassas e concreto e que têm por finalidades resistir aos esforços, diminuir a retração e o consumo do aglomerante (geralmente mais caro). São classificados em graúdos e miúdos.
O conhecimento da composição granulométrica do agregado, tanto graúdo quanto miúdo, é de fundamental importância para o estabelecimento da dosagem dos concretos e argamassas, influindo na quantidade de água a ser adicionada ao concreto, que se relaciona com a resistência e a trabalhabilidade do concreto, se constituindo em fator responsável pela obtenção de um concreto econômico. A granulometria ótima é a que, para a mesma resistência (mesmo fator água/cimento) e mesma consistência, corresponde ao menor consumo de cimento (concreto mais econômico). A classificação de um agregado é determinada comparando sua composição granulométrica com as faixas granulométricas especificadas em normas.
O trabalho tem por objetivo mostrar os procedimentos necessários para a determinação da composição granulométrica dos agregados, mostrando para isso a norma referente a essa análise e os materiais e equipamentos utilizados para determinar sua composição granulométrica.

2. NORMA

Relacionados

  • Eloiza Mariana Tarefa N 1
    1483 palavras | 6 páginas
  • Ensaio de agregados
    1859 palavras | 8 páginas