Nbr 10006

Páginas: 42 (10356 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
NBR 10006 Gerenciamento da Qualidade - Diretrizes para a qualidade em gerenciamento de projetos Índice 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Características do projeto 4.1 Generalidades 4.2 Gerenciamento do projeto 4.3 Organização 4.4 Fases do projeto e processos do projeto 5 Qualidade em processos de gerenciamento do projeto 5.1 Generalidades 5.2 Processo estratégico 5.3Processos degerenciamento de interdepen-dências 5.4 Processos relacionados ao objetivo 5.5 Processos relacionados ao tempo 5.6 Processos relacionados ao custo 5.7 Processos relacionados aos recursos 5.8 Processos relacionados ao pessoal 5.9 Processos relacionados à comunicação 5.10 Processos relacionados ao risco. 5.11 Processos relacionados à aquisição. 6 Aprendendo com o projeto Anexos A Práticas dequalidade em gerenciamento de projetos – Referências às normas da família ISO 9000.. B Utilização de avaliações de desempenho para a qualidade C Bibliografia. Tabelas Tabela 1 – Descrição dos processos de gerenciamento de projetos Prefácio A ISO (Organização Internacional para Norma-lização) é uma aliança mundial de organismos de normalização nacionais (organismos membros da ISO). O trabalho depreparação das Normas Internacionais é normalmente realizado através dos comitês técnicos da ISO. Cada organismo membro interessado em um tema, para o qual um comitê técnico tenha sido

estabelecido, tem o direito de ser representado neste comitê. Organizações internacionais, governamentais ou não–governamentais, em conjunto com a ISO, participam também neste trabalho. A ISO colabora firmemente com aComissão Eletro-técnica Internacional (IEC) em todas as matérias relacionadas à normalização eletrotécnica. Os esboços (minutas) de Normas Internacionais adotadas pelos comitês técnicos são enviados aos organismos membros para votação. A sua publicação como uma Norma Internacional requer a aprovação de, no mínimo, 75% dos organismos membros com direito a voto. A Norma Internacional ISO 10006 foipreparada pelo Comitê Técnico ISO/TC 176, Gerenciamen-to da qualidade e garantia da qualidade, Sub - comitê SC 2, Sistemas da qualidade. Os anexos A a C desta Norma Internacional têm função apenas informativa (adicional ao conteúdo apresentado)

Gerenciamento da Qualidade - Diretrizes para qualidade em gerenciamento de projetos 1 Objetivo Estas diretrizes utilizam os processos de gerenciamento deprojetos como estrutura para discussão de suas aplicações. Esta Norma Internacional é aplicável a projetos de complexidade variada, pequenos ou grandes, de pequena ou longa duração, em diferentes ambientes e independente do tipo de produto do projeto (incluindo hardware, software, material processado, serviços ou suas combinações). Estas diretrizes podem necessitar de algumas adaptações para quesejam aplicadas em um projeto particular. Esta Norma Internacional não é, por ela mesmo, um guia para gerenciamento de projetos. 2 Referências normativas As normas a seguir contêm informações que, através de referências neste texto, constituem subsídios para esta Norma Internacional. No momento desta publicação, as edições indicadas eram válidas. Todas as normas estão sujeitas a revisão, de modo queas partes envolvidas em acordos baseados nesta Norma Internacional devem investigar a possibilidade de aplicação das edições mais recentes das normas abaixo indicadas. Os membros da IEC e da ISO mantêm registros atualizados das Normas Internacionais válidas. ISO 8402:1994, Gerenciamento da qualidade e garantia da qualidade – Vocabulário. ISO 9004:1994, Gerenciamento da qualidade e elementos dosistema da qualidade – Parte 1: Diretrizes.

NOTA Os anexos A, B e C contêm outras informações e referências adicionais para a obtenção da qualidade em gerenciamento de projetos.

3 Definições Para os propósitos desta Norma Internacional, serão aplicadas as definições dadas na ISO 8402 em conjunto com a seguinte terminologia: 3.1 projeto: Processo único, consistindo de um grupo de atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nbr 10006
  • NBRS
  • Nbrs
  • NBRs
  • NBR 15575
  • NBR 14166 NBR 13133
  • Nbr nbr: 7500
  • Resenha da norma iso 10006

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!