nbmn

715 palavras 3 páginas
Operação flagra trabalho escravo e infantil em carvoarias do interior
G1 acompanhou blitz, que resgatou 19 trabalhadores, além de 7 menores.
Produto vai para grandes supermercados da capital, diz superintendente.
Dezenove trabalhadores foram encontrados nesta terça-feira (21) em condições análogas à de escravos em carvoarias do interior de São Paulo. Sete crianças e adolescentes também foram flagrados trabalhando durante uma megaoperação conjunta para combater o crime em Pedra Bela, Joanópolis e Piracaia. Ao todo, dez estabelecimentos foram alvo da blitz, e seis acabaram interditados.
O G1 acompanhou uma das quatro equipes que participaram da fiscalização, em uma ação da Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Quase cem policiais participaram da blitz, que irá continuar nesta semana. Uma juíza e um integrante da Advocacia-Geral da União (AGU) também estavam no grupo.
Em Pedra Bela, na Carvoaria Bela Chama, a equipe de reportagem flagrou o momento em que uma adolescente de 16 anos auxiliava na seleção do carvão. Mulher de um dos trabalhadores, ela já chegou à propriedade devendo R$ 100 pagos pela proprietária pela viagem de Varzelândia (MG) até o município paulista em um ônibus clandestino.
Dez trabalhadores foram encontrados no local – parte deles sem a carteira assinada e exame médico realizado. Apesar das irregularidades, como falta de equipamentos de proteção, máquinas inadequadas, fiação elétrica exposta, fossa sanitária a céu aberto, falta de armários e janelas sem a devida vedação, não foi configurado trabalho escravo. A carvoaria, no entanto, teve a produção e os alojamentos interditados e terá de se adequar para voltar a funcionar.
A garota encontrada será realocada para uma atividade em escritório na área urbana. Os fiscais autuaram a proprietária e a notificaram dos problemas. Maria Regina Zeni, dona da carvoaria, diz que irá regularizar a situação até sexta. Enquanto isso, ela terá de alocar os

Relacionados

  • djenné
    318 palavras | 2 páginas
  • Trabalho em grupo: analise de sistemas
    464 palavras | 2 páginas
  • redacao
    78212 palavras | 313 páginas