nbate

753 palavras 4 páginas
Procedimentos: Relatório Científico

A professora apresentou os técnicos do laboratório e explicou as regras de conduta durante as sessões experimentais. Em seguida, os alunos puderam se familiarizar com os equipamentos: caixa de condicionamento operante de Skinner e controle digital. A professora explicou como fazer as anotações na folha de registro.
1° Sessão: Nível Operante ou Linha de Base
Ligar a caixa experimental e disponibilizar uma gota d’água no bebedouro, apertando o botão de reforço. Iniciar o relógio assim que o sujeito experimental foi colocado na caixa. Por 10 minutos observar e registrar, minuto a minuto, a frequência de sete categorias comportamentais: RPB, limpeza/coçar, andar, erguer-se, farejar, morder, ficar parado. Ao final da sessão, calcular a frequência acumulada dos comportamentos.
2° Sessão: Treino ao Bebedouro
Ligar a caixa experimental e disponibilizar uma gota d’água no bebedouro, apertando o botão de reforço. Iniciar o relógio assim que o sujeito experimental for colocado na caixa. Aguardar até que o rato encontre a água e comece a bebê-la. Em seguida, aperte o botão de reforço de 3 à 5 vezes enquanto o animal estiver bebendo a água para que ele associe o som do bebedouro com a presença de água. Aguardar até que ele afaste o focinho do bebedouro e aperte o botão de reforço novamente. Se o rato voltar ao bebedouro neste momento, a associação do som com a água terá sido bem sucedida.
3° Sessão: Modelagem
Logo após o treino ao bebedouro, inicia-se o processo de modelagem da resposta de pressão a barra (RPB) por meio do reforçamento diferencial de aproximações sucessivas. Reforçar positivamente todas ações do sujeito experimental que levem à resposta desejada. Exemplo:
1. Tirar o focinho do bebedouro
2. Elevar a cabeça em direção à barra
3. Elevar a cabeça em direção à barra um pouco mais
4. Erguer o corpo em direção à barra
5. Tocar na barra (por cima ou por

Relacionados