navios graneleiros

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)











NAVIOS GRANELEIROS











Emanuella Silveira de Lima
Fabricio Goncalves Dias
Hudson dos Santos Faria
Leonardo Ferreira Viana
Rosana Penna de Sousa











ITAGUAI
2015
SUMÁRIO



Introdução ____________________________________________ 1

1. Pesquisa: Navios graneleiros sólidos _____________________ 2
1.1perfil da frota _______________________________________ 3
1.2 custo dos novos navios ______________________________ 3

2. carregamento: “geared” e “gearless” _____________________ 4
2.1 equipamento de carga/descarga _______________________ 5
2.2 escorregamento de grãos _____________________________ 5
2.3 tipos de grãos ______________________________________ 6
2.4 tipos de minérios____________________________________ 6

3. estrutura: classificação de Graneleiros ____________________ 7
3.1 arranjo geral típico __________________________________ 7
3.2 zona de carga/ sessões típicos ________________________ 8
3.3 esgoto de compartimentos ___________________________ 8

4. Bibliografia _________________________________________ 9




























NAVIOS GRANELEIROS
Navio deconstrução especial, adequado para transporte de carga a granel, não possuindo, assim, guindastes ou ius de carga. Possui características estruturais diferentes, conforme destine ao transporte de graneis pesados (minérios, por exemplo) de granéis leves (cereais, por exemplo).
 Até aos anos 50 os graneis sólidos eram transportados em navios de carga geral, em condições muito deficientes do ponto daestabilidade (designadamente no transporte de cargas como cereais e carvão que têm tendência para correr) e da descarga. Foi Ole Skaarup, fundador da companhia americana Skaarup Shipping Co., quem primeiro idealizou um graneleiro em que os porões de carga têm anteparas longitudinais inclinadas no topo para reduzir a superfície livre e no fundo para facilitar a descarga. O primeiro navio deste tipo foio N/M Cassiopeia construído em 1955.



TIPOS DE NAVIOS GRANELEIROS

Navio Graneleiro Combinado: Navio graneleiro destinado ao transporte de graneis sólidos e líquidos, a fim de evitar viagens de lastro. Possui, em adição às instalações do graneleiro comum, um sistema de bombas e respectivas redes para o trato de carga líquida, bem como um sistema adequado para a limpeza e desgaseificação dostanques.

Navio Graneleiro Combinado Universal: Navio graneleiro que pode transportar minério, granéis líquidos e graneis sólidos leves.




1

1. NAVIOS GRANELEIROS SÓLIDOS
Os navios graneleiros sólidos são classificados segundo o porte, havendo que distinguir alguns sub-tipos especialmente desenhados para certas cargas. Classificação por porte pode ser:

Handysize – são os menores graneleiros, comcapacidades de armazenamento entre 15 mil e 60 mil toneladas (medidas em DWT, “dead-weight tonnes”). Ao contrário de outras categorias, sua denominação não aponta para rotas específicas, mas os Handysize se subdividem em mais três categorias, conforme seu porte:
Handy (porte de 15 mil a 40 mil toneladas), Handymax (entre 40 mil e 50 mil toneladas) e Supramax (entre 50 mil e 60 mil toneladas). Opadrão é o mais comum entre os navios graneleiros e estima-se que hoje operem mundialmente mais de 2 mil desses navios, movimentando anualmente um volume de cargas próximo de 50 milhões de toneladas;

Panamax – essa categoria compreendia geralmente navios com capacidade de carga entre 60 mil e 80 mil toneladas, numa referência ao porte máximo a trafegar pelo Canal do Panamá. Com as obras deexpansão do canal, no entanto, surgiram navios de maior porte ainda dentro dessa categoria, batizados de New Panamax. Esses navios, mais modernos, possuem uma capacidade de carga que pode chegar a 120 mil toneladas. Esses cargueiros já possuem tamanhos mais monumentais, não sendo comportados por qualquer terminal portuário, com comprimentos que podem chegar a 300 metros ou até 366 metros no caso dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Navio graneleiro
  • Navios
  • Navios
  • O navio
  • Navios
  • Navio
  • Navios
  • O navio.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!