Navegação marítimica

2154 palavras 9 páginas
ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS
DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS
Cargo 6 – qualquer formação superior
AULA 3

Navegação Marítima
 A NAVEGAÇÃO MARÍTIMA

Características gerais
A Navegação é o conjunto de procedimentos que permitem a condução segura de uma embarcação de um ponto a outro da superfície terrestre.
b) Navegação marítima, ou transporte marítimo, é um dos submodais que contemplam o transporte aquaviário. É realizada em mar aberto, como também em águas oceânicas exploradas pelo Estado e nas áreas dos portos e terminais.
c) Ao transporte marítimo se refere ao que possui fins comerciais ou mercantis. A realização do comércio marítimo faz-se por meio de uma atividade de navegação.
a)

2

3

4

Navegação Marítima
Contexto Internacional e Nacional
 O comércio exterior brasileiro vem acompanhando a tendência





mundial do início da década de 2000 e evoluindo a cada ano.
Países desenvolvidos e emergentes se aparelharam de forma eficiente para uma melhor inserção de suas economias na economia globalizada. (Exemplo: Coréia do Sul)
O aparelhamento do setor portuário e os incentivos à indústria naval desses países é uma de suas principais características.
O Brasil participa da economia global, essencialmente, com o comércio mundial de commodities, ou seja, produtos primários de baixo valor agregado.
O escoamento das mercadorias nacionais esbarra nas ineficiências internas, principalmente as relacionadas ao sistema de transportes.

5

Navegação Marítima
 Os entraves oriundos do escoamento da produção de

commodities no país, ou seja, no transporte interno até os portos brasileiros, causa o chamado Custo Brasil.
 Um dos gargalos no sistema logístico nacional se refere ao sistema de transporte marítimo, pois falta maior participação do capital nacional, eficiência e interação com os demais modais.
 O Brasil já teve uma das maiores indústrias navais do mundo, entretanto, na atualidade, esse setor

Relacionados