Nave Curiosyti

2892 palavras 12 páginas
Trabalho

Disciplina

Arquitetura de Computadores

Nave Curiosity

Alunos:
Rodrigo Ferreira da Silva
João Vitor Ferreira
Maiara Cristina
Matheus Nuli
A Nave Curiosity

Às 2 da manhã da segunda-feira (6) a NASA realizou um feito histórico: aterrissou com sucesso a Rover (mistura de robô com veículo) Curiosity na superfície de Marte e deve começar a explorar o planeta vermelho essa semana. Por ter sido lançado no ano passado, a Curiosity é sem dúvida a mais avançada de todas as Rovers, tecnologicamente falando. Quão avançada ela é? Escrevi um postdetalhando exatamente quais as tecnologias empregadas nesse importante veículo espacial.
O hardware
Comecemos pela parte mais interessante, a meu ver: os eletrônicos. A Curiosity tem dois computadores chamados RCE, ou Rover Compute Element, e cada um deles tem um processador RAD750 com 200 MHz, capaz de processar 400 milhões de instruções por segundo, 256 MB de memória RAM e 2 GB de memória Flash. Ela tem dois para caso um deles tenha problemas, o outro tome o lugar. Todos os equipamentos são protegidos contra radiação, algo essencial para o bom funcionamento de um computador no espaço.

Esquema da NASA mostrando a localização de todas as câmeras
A captura das fotos é feita por 12 câmeras no total, todas espalhadas nos mais variados ângulos. Existem duas principais, chamadas MastCam, que estão está localizadas de forma mais proeminente. Ambas têm capacidade para gravar vídeos de até 720p com 10 fps e capturar imagens estáticas com 1600 x 1200 pixels de resolução, mas diferem no quesito angulação e foco. Outra delas é a HazCam, responsáveis por detectar possíveis problemas de navegação na superfície.
A qualidade da foto é boa, embora a HazCam só consiga capturar em preto e branco. Eis abaixo uma das fotos capturadas pela Hazcam.

Foto de Marte capturada pela Curiosity | Crédito: NASA
Alimentando esse hardware todo, a Curisosity tem um reator nuclear criado pela Boeing (sim, a mesma

Relacionados