Naum seii

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Rio de janeiro no século XIX havia se tornado a cidade com maior população negra escrava urbana das Américas e o mais importante fluxo de mão de obra cativa do mundo entre 1790 e1830. Possuía a mais importante escala nas rotas comerciais, internacionais e o maior exportador de café; e eram os negros escravos que com o seu trabalho faziam funcionar a economia etornava possível a vida na cidade. O pintor Jean Baptiste Debret (1768 – 1848) chegou ao Brasil em 1816, oito anos depois de D João VI, como integrante da Missão Francesa com a missão nãode conhecer, de explorar, mas a de instruir, de dar a conhecer e introduzir na nova sede do império português o que havia de mais elevado nos campos das Artes. Debret associadiretamente a organização da academia de Artes Brasileira ao Institut de France. A partir das obras de Debret é possível observar que os negros naquela época eram submetidos ao trabalho braçalsem roupas adequadas e trabalhavam expostos a todas as condições climáticas, observa- se também as duras correções que eles sofriam quando não se submetiam as tarefas dadas a eles.Entende-se que Debret ao trabalhar as artes documentava toda a história que estava ocorrendo no momento. A imagem do negro também era retratada como negros preguiçosos, bagunceiros, animalde carga, serviçais, como mercadoria.
Está registrado também como vivia a sociedade daquela época, a forma de política, econômica e social. Retratando todo período do império, como odia da Independência do Brasil e o primeiro ano de governo de D. Pedro l. Mostra as adversidades no Rio de Janeiro a qual revela grande sensibilidade; festas, enterros, redes desociabilidades que os escravos de ganho teriam de traçar.
As sugestões narrativas mais que as qualidades formais, tornam as analisem da Litogravuras de Debret tão ricas e complexas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seii naum
  • naum te
  • naum
  • Naum
  • naum sei
  • naum sei
  • N seii .
  • naum sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!