Natália Desirher Bastos de Albuquerque

630 palavras 3 páginas
Tema: Inclusão Escolar: A ação do CAEDI ( Centro de apoio a educação inclusiva) na capacitação dos professores, auxilio as crianças de 04 à 12 anos de idade com deficiência e assistência as famílias em Bom Conselho- PE entre os meses de Junho e Dezembro de 2013 .
PROBLEMA: Qual a ligação entre A ação do CAEDI na capacitação dos professores, auxilio as crianças de 04 à 12 anos de idade com deficiência e assistência as famílias em Bom Conselho e a inclusão escolar ?
Hipótese: A inclusão escolar exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana. Tendo esta visão o CAEDI vem com o preparo de alunos com deficiência distintas para o meio escolar, oferecendo para os professores da rede municipal auxilio e capacitação buscando favorecer as famílias com crianças especiais da Cidade de Bom Conselho com tratamento psicológico, fazendo com que estes assumam e saibam lidar com seus familiares queridos da melhor forma possível.

Justificativa: Procura-se por meio deste tema deixar explicita a necessidade que as instituições escolares tem relacionada a inclusão escolar. Sabe-se que processo inclusivo é débil , e falta a aceitação do diferente como diferente.
Existem fragilidades no processo de formação profissional; atividades pedagógicas diferenciadas resultam de iniciativas de poucos professores; não há um compromisso coletivo da comunidade escolar com o processo inclusivo. A inclusão escolar continua tema aberto e de muitas entradas para reflexão; a efetivação da educação inclusiva é ainda muito principiante.
As maiores dificuldades estão no não reconhecimento do outro como diferente e na não aceitação dessa diferença; falta colaboração na redefinição de procedimentos didáticos pedagógicos capazes de qualificar a aprendizagem para cada aluno; a inclusão envolve convivência regada pelo diálogo, pela humildade, pelo reconhecimento das próprias fragilidades. O

Relacionados