Natureza

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
A natureza é tudo aquilo que tem característica fundamental ao fato de ser natural, ou seja, envolvendo todo o ambiente existente que não teve intervenção humana. Dela, fazem parte os seres vivos em geral: humanos, animais ou plantas; as formas físicas pertencentes à geografia como montanhas e rios e os fenômenos queexpressam as mudanças de tempo, as estações do ano etc. Todas estas coisas que o ser humano, embora destrua e danifique, não pode alterar ou impedir sua expressão. Ou seja, consideramos natureza tudo aquilo que não foi criado pelo ser humano. Ela é a condição fundamental para a sobrevivência humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana, a chamada segundanatureza.
Todas as modificações ocorridas na natureza são realizadas a partir do trabalho humano, criando assim relações de interdependência social: homem x homem e homem x natureza. As relações sociais confrontam a convivência humana, pois o homem, como um ser social, necessita do outro, porque na sociedade cada indivíduo cumpre uma função, por mais simples que ela seja. Já a relação homem-natureza érealizada em razão da dependência humana dos recursos que a natureza oferece, para que, com a força de trabalho, a primeira natureza seja transformada em segunda. De certa forma há vários conceitos do que venha ser natureza em meios as suas forma de se aplicar conforme as suas necessidades e áreas de pesquisa.
Para o filosofo Francis Bacon (séc. XXVII), concebia a natureza como algo exterior asociedade humana, pressupondo uma separação entre natureza e sociedade, haja vista a relação entre ambas ser concebida como mecânica, ou seja, o homem exercia seu domínio sobre a natureza através das artes mecânicas. Com o desenvolvimento do capitalismo, e mais precisamente com o surgimento da industrialização, essas ideias acabaram se fortalecendo, e com o desenvolvimento da ciência e da técnica, anatureza passou a ser concebida cada vez mais como objeto a ser possuído e dominado; aos olhos da ciência, essa natureza foi subdividida em física, química, biologia e o homem em economia, antropologia, história, etc.
Em Karl Marx, a natureza e suas leis subsistem independentemente de consciência e desejos humanos, e tais leis só podem ser formuladas com a ajuda de categorias sociais. A naturezaé dialética, e esta dialética se dá em função da interação do homem com a natureza:
"A natureza se torna dialética produzindo os homens, tanto como sujeitos transformadores que agem conscientemente em confronto com a própria natureza, quanto como forças da natureza. O homem constitui-se no elo entre o instrumento do trabalho e o objeto do trabalho. A natureza é o Sujeito-Objeto do trabalho. Suadialética consiste nisto: que os homens modificam sua própria natureza à medida que eles progressivamente eliminam a natureza exterior de seu e de sua exterioridade, à medida que mediatizam a natureza através de si próprios e à medida que fazem a própria natureza trabalhar para seus próprios objetivos" (Schmidt apud Smidt, op. cit: 52).
Com René Descartes a oposição homem-natureza,espírito-matéria se completa, passando a fazer parte do pensamento moderno e contemporâneo. A filosofia cartesiana atribuiu ao conhecimento um caráter pragmático esse conhecimento vê a natureza como um “recurso”. Então através do movimento antropocêntrico, iluminista e com o desenvolvimento da ciência e da técnica que triunfou no século XIX, a natureza passou a ser concebido cada vez mais como um objeto a serpossuído e dominado.
A natureza e vista como objeto a ser usado e apropriado pelo homem começa então a ser considerada como matéria-prima para produção de mercadorias, ou em grosso modo, como a própria matéria de trabalho do homem. O homem não é apenas um habitante da natureza, ele se apropria e transforma as riquezas da natureza em meios de civilização histórica para a sociedade.
A natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • natureza
  • Natureza
  • natureza
  • A natureza
  • natureza
  • NATUREZA
  • a natureza
  • Natureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!