natureza das infecções

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

A Natureza das Infecções
A infecção surge da entrada de um agente infeccioso nos tecidos de um hospedeiro, ocorrendo a penetração do agente infeccioso no corpo do hospedeiro, ocasionando há ploriferação. Sendo assim, ela poderá apresentar sinais e sintomas.
As infecções podem aparecer em diversas localizações topográficas de um individuo ou disseminar-se pela corrente sanguínea. Existemagentes infecciosos que agem sem causar danos a células ou tecidos. Já outros se multiplicam causando sinais e sintomas clínicos, gerando a infecção sintomática. Quando a doença infecciosa poder ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra ela e uma doença transmissível ou contagiosa.
A Cadeia de Infecção
A presença do patógeno não significa o início de uma infecção.  A infecção sedesenvolve dentro de um ciclo que depende da presença de todos os seguintes elementos:

1. Um agente infeccioso ou patógeno
2. Um reservatório ou fonte de crescimento do patógeno
3. Um portal de saída do reservatório
4. Um modo de transmissão
5. Um portal de entrada em um hospedeiro
6. Um hospedeiro suscetível


OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE
Agente Infeccioso: Microorganismos incluem bactérias,vírus, fungos e
protozoários. Os microorganismos da pele são chamados de residentes ou flora transitória.
Os organismos residentes são considerados residentes permanentes da pele, lugar onde sobrevivem e se multiplicam sem causar danos. Estes não são facilmente removidos com a lavagem das mãos usando sabões comuns, ao menos que seja feita uma considerável fricção.
Os microorganismostransitórios atacam a pele quando uma pessoa entra em contato com outra ou com algum objeto durante as atividades normais da vida diária. Alguns microorganismos residentes da pele não são virulentos e podem causar apenas pequenas infecções na pele. No entanto, podem causar uma infecção grave quando os procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro invasivo lhes permite penetrar nos tecidos profundos ou quando umpaciente está gravemente imunocomprometido.

   Reservatório: Um reservatório é o lugar onde um patógeno pode sobreviver, mas pode ou não se multiplicar. A presença de um microorganismo nem sempre faz com que uma pessoa fique doente. Estes são os portadores, pessoas ou animais que não apresentam os sintomas da doença, mas trazem consigo os patógenos que podem ser transmitidos a outras pessoas.Para prosperar, os organismos precisam de um ambiente adequado, incluindo alimento, oxigênio, água, temperatura, pH e luz apropriados.

         Portal de Saída: Depois que os microorganismos acham um lugar para crescer e se multiplicar, eles precisam descobrir um portal de saída, se necessitarem entrar em outro hospedeiro e causar a doença. Os microorganismos podem sair através de uma série delugares, como a pele, e as membranas das mucosas, do trato respiratório, do trato urinário, do trato gastrointestinal, do trato reprodutivo e o sangue.

          Modo de Transmissão: São inúmeros os modos de transmissão dos microorganismos do reservatório para o hospedeiro. Certas doenças infecciosas tendem a ser transmitidas mais comumente de modos específicos. No entanto, os mesmosmicroorganismos podem ser transmitidos por mais de uma via.

          Portal de entrada: Os organismos podem entrar no corpo através das mesmas vias que utilizam para sair. Por exemplo, quando uma agulha penetra na pele do paciente. Muitos organismos podem entrar no corpo desde que o dispositivo seja colocado. Qualquer obstrução do fluxo da urina, de um cateter urinário permite que organismos viagem atéa uretra. Os fatores que reduzem as defesas do corpo aumentam as chances de os patógenos entrarem no corpo.

        Hospedeiro Suscetível: Depende da suscetibilidade de uma pessoa a um agente infeccioso o fato de ela adquirir uma infecção. A suscetibilidade depende do grau individual de resistência ao patôgeno. Embora todas as pessoas estejam constantemente em contato com um grande número...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infecções
  • infecções
  • Infecções
  • infecçoes
  • iNFECÇÕES
  • Infecçoes
  • Infecções
  • infecções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!