Natureza Da Teologia01

2798 palavras 12 páginas
Natureza da Teologia
Temas:
1.1. Definição e Objeto da Teologia.
1.2. Fé e Teologia.
1.3. A Teologia como ciência.
1.4. Método próprio da Teologia: as fontes teológicas.
1.5. Teologia positiva e Teologia especulativa.
1.6. Unidade da Teologia e pluralidade de disciplinas teológicas.
1.7. La Teologia e a missão da Igreja: inculturação da fé e evangelização.
1.1. Definição e Objeto da Teologia.
a) Definição: o termo Teologia é de origem grego, e etimologicamente significa: tratado, ciência de Deus. O termo começa a ser utilizado pelos cristãos a partir de Eusébio de Cesaréia. A partir de então será entendida como a exposição metódica e estruturada da Revelação.
A Teologia trata de compreender e aprofundar nas verdades reveladas à luz da razão iluminada pela fé.
Ou melhor, a poderíamos definir como: a ciência em que a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça para compreender melhor os mistérios revelados em si mesmos e em suas conseqüências para a existência humana.
b) Objeto: o interesse da Teologia se centra em Deus e na sua atividade salvadora em Cristo. É por definição uma ciência teocêntrica e trata a Deus sob a razão de deidade. Mas a Teologia não busca uma formulação da verdade divina em si mesma, mas sua exposição e desenvolvimento para os homens.
A Teologia se distingue da Teodicéia, que é o conjunto de conhecimentos que o homem pode chegar a ter de Deus sem ajuda da Revelação sobrenatural e se limita a estudar a existência, o ser e os atributos divinos. A ciência teológica estuda o ser de Deus, na medida em que pode ser alcançado. Não se esquece nunca que Deus é um mistério, não é um objeto do qual se possa dar informação como dos outros seres. Que a Teologia é a ciência de Deus significa que tudo se trata nela principalmente desde o ponto de vista divino. A distinção tradicional é a seguinte:
1) Objeto material – é a realidade da que propriamente se ocupa a Teologia. O objeto é Deus e todas as realidades por Ele criadas e governadas por seu

Relacionados