Natura

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
Avaliação Final Ambiente Organizacional

1) Como é o mercado que a Natura atua? Quem são seus concorrentes? Qual a sua participação nesse mercado?
R. A Natura é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, vendendo produtos essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira, através de uma rede consultores porta a porta. No passado seu principalconcorrente era a empresa de cosméticos norte-americana Avon. Mas, uma pesquisa recente divulgada pela revista Exame mostrou que, em 2012 a Natura perdeu espaço para: Unilever, Procter & Gamble e O Boticário. Mas, ainda assim encerrou o ano de 2012 com um lucro de 3,7% maior na comparação com 2011, totalizando 861,2 milhões de reais.
A sua participação nesse mercado foi de 34,5% em cosméticos efragrâncias e 11,5% em higiene pessoal, média de 22,4%, contra 23,2% de participação no ano anterior.

2) Considerando as definições de organização vistas na unidade 1, caracterize a Natura. Justifique sua resposta.
R. Até o primeiro semestre de 2008, a Natura possuía características de uma organização mecânica, pois todas as decisões ou alterações eram feitas na Matriz, que ficava localizada emCajamar, na grande São Paulo. Entretanto, em meados de 2008, em meio a pior crise já vivida pela empresa que colecionava excelentes resultados, seu presidente (Alessandro Carlucci) juntamente com os acionistas decidiram reestruturar a empresa. A partir dessa mudança, a Natura passou a ter traços de orgânica. Na nova estrutura, a empresa foi dividida em cinco unidades regionais. Cada uma delas passoua contar com equipes formadas por profissionais de áreas como finanças, recursos humanos, vendas e marketing.
Na prática, esse time passou a ter autonomia desde criar produtos até definir preços. Ao mesmo tempo, os negócios foram divididos em quatro unidades, estabelecidas por linhas de produtos. A ideia era fortalecer as submarcas da empresa, como Chronos, Ekos e Tododia. É como se a Naturativesse se dividido em nove empresas. Cada unidade possui a tarefa de crescer e ser lucrativa.
Com isso, o objetivo era espalhar o poder pela organização e fazer com que mais profissionais pensassem como o presidente. Além de todas as mudanças de característica da empresa, não pode ser fator excludente a capacidade de discutir o negócio em todas as suas dimensões, independentemente dos cargos queocupam.

3) Caracterize as bases de poder que norteiam a liderança da Natura e as suas consequências. Justifique sua resposta.
R. Poder de expertise – vinculado ao respeito pelo conhecimento que um indivíduo possui, e sua capacidade de compartilhá-lo ou usá-lo para benefício do grupo. Normalmente é bastante sustentável, já que se baseia em um conjunto sólido de conhecimentos e experiênciasdifíceis de serem alcançados no curto ou médio prazo.
O poder de expertise de Alessandro Carlucci vai muito além de seus subordinados, pois através de seu conhecimento e experiência foi capaz de convencer ao grupo de acionistas da Natura a reestruturar a companhia;
Poder de Recompensa – Vinculado à possibilidade de conceder benefícios lícitos aos mais próximos e leais. Porém, se mal utilizado tambémpode trazer transtornos gravíssimos a empresa.
A Natura utiliza esse poder recompensando seus melhores consultores por mérito, dessa forma eles se mantém motivados e como consequência a empresa continua líder em seu segmento;
Poder de Referência – Mais conhecido como carisma, vinculado a capacidade de mobilizar as pessoas a partir de características de comunicação e empatia. Em organizaçõessaudáveis, com pessoas saudáveis, o Poder de Referência mobiliza os melhores esforços das pessoas em uma direção comum.
Esse é o poder que referencia a Natura. A empresa que desafiou a si própria, se reinventou e deu volta por cima, depois de 40 anos no mercado.

4) Caracterize a cultura organizacional da Natura usando os níveis de cultura de Hofsted. Justifique suas escolhas.
R. A cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • natura
  • Natura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!