Nathalia De Oliveira Botoni 8 Serie C N 50

502 palavras 3 páginas
Tema: Guerra fria e Corrida Armamentista
O texto irá retratar o periodo da Guerra fria e da Corrida Armamentista, a Guerra deu inicio logo após a Segunda Guerra Mundial, (1939-1945) pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Podemos definir que a Guerra fria foi conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. A Guerra da Coreia (1950-1953) e a Guerra do Vietnã (1962-1975) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria.
A Guerra Fria terminou com a Vitoria do Primeiro Mundo (capitalistas), Fim do socialismo na maioria dos países de Segundo Mundo, Divisão do mundo de acordo com aTeoria dos Mundos, principalmente e Introdução do capitalismo como exemplo mundial
Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duas potências vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemães e japoneses.
Novos tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas também haviam sido desenvolvidas novas gerações de armas não convencionais, como armas químicas, que praticamente não foram utilizadas em batalha. O maior destaque ficou com uma nova arma não-convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atómica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aos soviéticos.
A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os Estados Unidos testavam a primeira bomba de hidrogênio, centena de vezes mais poderosa. A União soviética levaria até 1953 para desenvolver a sua versão desta arma, dando início a uma nova geração de ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas.
A União Soviética

Relacionados