Natação- educação físca 11º ano

1685 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e a pedido do professor João Inácio Abreu.
Como tema do trabalho, optei por tratar de um desporto aquático: a natação. Escolhi esta temática por ser o meu desporto preferido e achar que hoje em dia o desporto é deveras importante, não só para saúde, como também para o bem estar de cada um.
Com este trabalho pretendo definir e explicar em que consiste a prática da natação, os vários estilos, técnicas e características de uma piscina olímpica. Faço, também, referência a uma famosa estrela da natação, Michael Phelps, de modo a despertar algum interesse pelo desporto a tratar. Espero que este trabalho seja apelativo, informativo e que crie alguma curiosidade a praticar esta actividade desportiva num futuro muito próximo.

História
A natação é tão antiga como o homem. Desde que o Homem existe foi necessário nadar para se locomover, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos. Contudo, só começou a ser organizada no século XVII, no Japão, onde o Imperador determinou que ela fosse ensinada e praticada nas escolas. Mas como o Japão era um país fechado, por assim dizer, isso não se propagou para os restantes países.
Foi em Inglaterra (1837), que a natação foi organizada como competição pela primeira vez, aquando foi fundada a Sociedade Britânica de Natação, sendo no início, o estilo bruços adoptado pelos atletas. Na década de 1870, J. Arthur Trudgeon, um instrutor inglês de natação, viajou para a América do Sul e observou um estilo alternativo de se nadar. Decidiu, então, levar o novo estilo para a Inglaterra, onde era chamado “trudgeon”, hoje conhecido como crawl.
A natação é um dos desportos nobres das Olimpíadas, ao lado do atletismo. Sempre foi um desporto olímpico, desde a primeira disputa em Atenas (1896), onde apenas os estilos livre (crawl) e bruços foram disputados. O estilo costas foi incluído nos Jogos de 1904 e o mariposa surgiu como evolução

Relacionados