Natasha01

343 palavras 2 páginas
A indústria e suas tecnologias.
- Caracterização atual da indústria no Brasil.
A indústria assumiu enorme importância no processo de crescimento econômico do Brasil, Foram criados estímulos fiscais para atrair o capital privado, nacional e estrangeiro.
O desenvolvimento tecnológico tem procurado aumentar a eficiência e reduzir os custos dos processos produtivos, desta forma, as inovações tecnológicas se tornaram um grande fator de competitividade. Com a internacionalização da economia presente, as empresas transnacionais cresceram.
- Reestruturação produtiva da indústria brasileira.
Seguindo a tendência internacional, as indústrias brasileiras passaram por um processo de reestruturação produtiva, que obteve então uma terceirização das atividades. Uma das consequências da reestruturação produtiva e da modernização tecnológica, com a utilização de maquinas poupadora de mão de obra, foi à redução do pessoal ocupado na indústria. Ou seja, muitos dos trabalhadores foram substituídos por maquinas de grande avanço tecnológico.
- Inovação industrial.
No Brasil, tanto a industrialização quanto o avanço da pesquisa cientifica desenvolveram-se mais tarde. No esforço de inovação, a indústria brasileira tem como atividade de maior relevância a absorção e tecnologia por meio a aquisição de maquinas e equipamentos, sendo assim a maior parte das empresas inovadoras no Brasil se dedicam a modificações no processo e não nos produtos.
- A organização territorial das atividades tecnológicas.
As empresas inovadoras de alta tecnologia reforçaram a concentração industrial na região sudeste, em especial no estado de são Paulo, pois seu desenvolvimento. Esteve intimamente relacionado à formação de centros de pesquisa avançada, entre os quais se destacam as universidades publicas e centros de pesquisas mais concentrados nessa região.
- Atividade terciária industrial.
Nas empresas industriais, as atividades terciárias correspondem à gestão da produção e do capital,

Relacionados