Natalia Tope

Páginas: 54 (13306 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015


FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA- FAFIBE CURSO DE MATEMÁTICA FAFIBE









NATALIA MARIA DE LIMA SOUSA








O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL




















VIÇOSA DO CEARÁ
2015


FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA- FAFIBE CURSO DE MATEMÁTICA FAFIBE









NATALIA MARIA DE LIMA SOUSA







O ENSINO DE MATEMÁTICA NOENSINO FUNDAMENTAL




Monografia apresentada ao Curso de Matemática do Instituto de Desenvolvimento Humano (IEDUCARE) para a obtenção do Grau de Licenciatura em Matemática.

Orientado por: Prof. Francimir Oliveira Vasconcelos Carvalho.










VIÇOSA DO CEARÁ
2015
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA- FAFIBE CURSO DE MATEMÁTICA FAFIBE






NATALIA MARIA DE LIMA SOUSA



OENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL


Esta Monografia foi julgada adeguada para a obtenção do Grau de Matemática e aprovada na sua forma final pela Faculdade de Matemática de Viçosa do Ceará FAFIBE

Data: ____/____/____

Nota: _____________


________________________________________________
FRANCIMIR OLIVEIRA VASCONCELOS CARVALHO
Orientador – FAFIBE__________________________________________________

Avaliador - FAFIBE



__________________________________________________

Avaliador - FAFIBE





VIÇOSA DO CEARÁ
2015






























Primeiramente ao senhor Jesus, ao meu esposo: Auristênio; meus filhos: Alvaro, Sarah e Rebeca; e as minhas irmãs: Maiara e Iara, por ter me ensinado e me ajudado.
AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela oportunidade de realizações na minhavida, por ter me fortalecido em conhecimentos, me ensinado a superar meus limites com fé e confiança, me preparando para mais uma etapa de tantos que tirei na vida profissional, eu creio.






























A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
PITÁGORAS
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 12
1.2 METODOLOGIA 12
5 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 15
APÊNDICES 16ANEXOS 17














RESUMO
O ensino da Matemática é visto por pais alunos e professores como uma dificuldade a ser enfrentada nas escolas. Isto se deve principalmente a desvinculação da Matemática da sala de aula com a Matemática utilizada no dia a dia. Este estudo aponta as principais dificuldades de aprendizagem em Matemática identificadas nos anos iniciais de escolarização, maisespecificamente as que ocorrem no 6º ano do ensino fundamental. Apresenta uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático, através da teoria psicogenética e procura comparar ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, através de atividades propostas. A pesquisa foi feita em uma escola da rede municipal de Viçosa do Ceará, através de atividades para os alunos e através dematerial escrito e questionamento oral. As atividades foram analisadas e seus resultados apresentados a fim de sugerir alternativas para melhorias do processo de ensino-aprendizagem de matemática. Entre os principais resultados, cabe destacar a utilização de materiais concretos, recurso elucidativo do ensino de matemática. Também sugere a participação ativa dos pais junto à escola como forma deatividade conjunta entre família e escola, bem como o respeito aos estágios cognitivos em que a criança se encontra. O papel do professor é fundamental, na medida em que parte dele o incentivo e o estímulo ao interesse e aprendizagem da criança.
Palavras-chave: Matemática. Aprendizagem. Psicogênese.












ABSTRATC
The teaching of mathematics is seen by parents students and teachers as adifficulty to be faced in schools. This is mainly due to untie Mathematics classroom with mathematics used in everyday life. This study points out the main learning difficulties in mathematics identified in the early years of schooling, more specifically, to occur in the third year of elementary school. Presents an informative approach to the construction of logical-mathematical knowledge through the...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natalia
  • Natalia
  • natalia
  • natalia
  • natalia
  • natalia
  • natalia
  • Natalia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!