NATA O FORMATADO

4723 palavras 19 páginas
METODOS DE ENSINO DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS DE QUATRO A NOVE ANOS.
Alan Rosa Barros dos Santos Ra: 11572 Andre Luiz dos Santos Ra: 10953 Robson de Oliveira Ramos Ra: 11561 Edson Benedito dos Santos Ra: 10633
Projeto integrador III – Luciene Braz

RESUMO

Como Dizia Platão “todo homem deve saber ler, escrever e nadar”, Consideramos a Natação um dos esportes mais complexos é diferente de outras modalidades esportivas, onde um dos membros superior ou inferior dominante prevalece.
Essa pesquisa visa mostrar a importância do lúdico na aprendizagem da natação, foi elaborada a partir de livros especializados em metodologias pedagógicas para iniciação ao meio aquático das Crianças de quatro a nove anos. As atividades propostas as mesma necessitam ser apropriada e que ao invés de atrapalha o desenvolvimento tende a melhorá-lo, portanto é necessária uma progressão para a criança desde a fase de adaptação ao meio liquido indo até a aprendizagem dos nados.
É de fundamental importância que a criança aprenda os nados brincando, a criança tem que se acostumar com a água aos poucos, molhando a cabeça ao pouquinho e aumentando quando sentir que ela esteja gostando da diversão.

PALAVRAS CHAVES:
Aprendizagem, Lúdica, Metodologia.

INTRODUÇÃO

Como dizia Platão, que foi um grande filósofo e matemático, “todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar”. Ele sempre defendeu o aprendizado da natação na construção e formação do individuo. Todas as vezes que saímos de férias, ou para curtir um fim de semana, procuramos local a beira d’água, piscinas, praias. Para podermos usufruir da satisfação que ela nos trás. Mas, muitas crianças por falta de oportunidade e aprendizado das habilidades aquáticas, deixam de aproveitar os benefícios do contato com a água, como as habilidades motoras, sociabilidade, formação de suas emoções, mental e caráter. Por isso, devemos sim colocar nossas crianças nas aulas de natação o mais cedo possível. (Borges, 2014)
Consideramos a natação como um dos

Relacionados