Nataçao

Páginas: 8 (1790 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
REGRAS E PROVAS DE NATAÇÃO OFICIAIS

NADO LIVRE SW 5
SW 5.1 - Nado livre significa que numa prova assim denominada, o competidor pode nadar qualquer nado, sendo o crawl o mais comum, exceto nas provas medley individual ou revezamento
4 nados. Nado livre significa qualquer nado diferente do nado de costas, peito ou borboleta.
SW 5.2 - Alguma parte do nadador tem que tocar a parede aocompletar cada volta e no final.
SW 5.3 – Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água durante a prova, exceto quando é permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta e numa distância não maior que 15 metros após a partida e em cada volta. Nesse ponto a cabeça deve quebrar a superfície da água.

NADO DE COSTAS SW 6
SW 6.1 – Antes do sinal de partida, oscompetidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com ambas as mãos colocadas nos suportes de agarre. Manter-se na calha ou dobrar os dedos sobre a borda da calha é proibido.
SW 6.2 - Ao sinal de partida e quando virar, o nadador deve dar um impulso e nadar de costas durante o percurso exceto quando executa a volta, como na SW 6.4. A posição de costas pode incluir um movimentorotacional do corpo até, mas não ultrapassando os 90º da horizontal. A posição da cabeça não é relevante.
SW 6.3 - Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água durante o percurso. É permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta, na chegada e por uma distância não maior que 15 metros após a saída e em cada volta. Nesse ponto a cabeça tem que quebrar asuperfície.
SW 6. 4 – Quando executar a volta deve haver o toque na parede com alguma parte do corpo na sua respectiva raia. Durante a volta, os ombros podem girar além da vertical para o peito após o que uma contínua braçada ou uma contínua e simultânea dupla braçada pode ser usada para iniciar a volta. O nadador tem que retornar a posição de costas após deixar a parede.
SW 6.5 - Quando do final daprova, o nadador tem que tocar a parede na posição de costas na sua respectiva raia.

NADO DE PEITO SW 7
SW 7.1 – Após a saída e em cada volta, o nadador pode dar uma braçada completa até as pernas, enquanto o nadador estiver submerso. Uma única pernada de golfinho é permitida durante a primeira braçada, seguida de uma pernada de peito.
SW 7.2 - A partir da primeira braçada após a saída eapós cada virada, o corpo deve ser mantido sobre o peito. Não é permitido ficar na posição de costas em nenhum momento. A partir da saída e durante a prova, o ciclo do nado deve ser uma braçada e uma pernada, nessa ordem. Todos os movimentos dos braços devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal, sem movimentos alternados.
SW 7.3 - As mãos devem ser lançadas junto para frente a partir dopeito, abaixo ou sobre a água. Os cotovelos deverão estar abaixo da água exceto para última braçada antes da volta, durante a volta e na última braçada antes da chegada.
As mãos deverão ser trazidas para trás na superfície ou abaixo da superfície da água. As mãos não podem ser trazidas para trás além da linha dos quadris, exceto durante a primeira braçada, após a saída e em cada volta.
SW 7.4 –Durante cada ciclo completo, alguma parte da cabeça do nadador deve quebrar a superfície da água. A cabeça tem que quebrar a superfície da água antes que as mãos virem para dentro na parte mais ampla da segunda braçada. Todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal sem movimentos alternados.
SW 7.5 - Os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsivada pernada. Não são permitidos movimentos em forma de tesoura, pernada vertical alternada ou golfinho, exceto o descrito na SW 7.1. É permitido quebrar a superfície da água com os pés, exceto seguido de uma pernada de golfinho.
SW 7. 6 - Em cada virada e na chegada da prova, o toque deve ser feito com as duas mãos simultaneamente, acima, abaixo ou no nível da água. A cabeça pode submergir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Natação
  • natacao
  • natação
  • natação
  • natacão
  • Natação
  • Nataçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!