Natação

Páginas: 6 (1252 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Curso de Educação
Física

Disciplina de Adaptação Natação


História da Natação

PROF. ALBERTO KLAR
PROF. WILLIAM URIZZI



Introdução

Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitosdos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália.

Histórico

De acordo com Lewin(1978), como acontecia com todos os exercícios físicos, em épocas antigas, a atividade aquática constituía uma necessidade vital, sendo por este motivo difundida.
Raposo(1981) confirmaesta ideia referindo que o homem aprendeu a nadar por pura necessidade de sobrevivência. Este mesmo autor situa a evolução da história da Natação e a sua origem para lá de 6.000 anos antes da Civilização Egípcia.

Lewin conta que a arte rupestre da Pré-Historia, assíria e egípcia(cerca de 4 a 3 séculos A.C.)testemunha que a natação já era praticada nesse período. Nessa época, as populações tiverama necessidade de se refugiarem dos animais e dos incêndios, de construírem as suas habitações nos lagos, as quais os historiadores designaram por aldeias”lacustres”.

Naquela época, a luta pela obtenção de alimento obrigava os homens a confrontar-se com a natureza(caça).Eram os habitantes das zonas costeiras e das regiões atravessadas por cursos de água que mais utilizavam a natação.Seminstrumentos adequados, apanhavam peixes e outras espécies aquáticas e atravessavam a nado largos cursos de água.

Lewin nos diz que, provavelmente, a natação com batimento alternado é a forma mais antiga utilizada para nadar.
A arte de nadar era para os egípcios um dos aspectos essenciais da educação pública. Todos aqueles que por profissão tinham contato com a água eram caracterizados por uma hábil“esperteza” na água.

Na evolução social da história, encontramos os fenícios, os Gregos, os Cartagineses e os Romanos que, partindo à conquista dos mar, possuíam guarnições compostas de bons nadadores.

Raposo afirma que na antiguidade a natação foi muitíssimo considerada. Os Caldeus e os Assírios atravessaram a nado o tigre e o Eufrates. Nausica e as suas companheiras banhavam-se em pequenoslagos e rios da Grécia antiga. As riquíssimas esposas dos califas, das “mil e uma noites”, possuíam grandes banheiras, precursoras das nossas piscinas.

Carlos Magno sabia nadar; Rabelais, na sua obra “Educação de Gargantua”recomendava a prática de natação pelas crianças.

Para Lewin, na forma histórica inicial da sociedade de classes, na estrutura escravagista, a natação constituía o exercíciofísico mais praticados pela aristocracia dominante e pelos homens livres. Sobretudo nos principais estados escravagistas, na Grécia e em Roma, os banhos e a natação eram muito apreciados.

Na Grécia, o tanque de natação constituía, para os gregos livres, uma importante parte das suas instalações públicas educativas(Ginásio). A possibilidade de frequentar estas instituições e de fortalecer ocorpo estava apenas reservada ao círculo dos possuidores.

A natação desenvolveu-se no sentido de se tornar um importante meio de Educação Física. Também as mulheres e as raparigas se iniciavam nesta atividade. Além disso, ocupava um lugar de destaque no quadro dos exercícios militares.
Todavia, nesta época, as competições de natação eram raras e nem sequer constavam do programa olímpico. Comoprincipal razão deste fato, pode ser referido que nas imediações dos estádios olímpicos não existiam quaisquer locais adequados à beira água.
No Império Romano, a prática do banho estava reservada aos membros das famílias de origem elevada. Nas grandiosas termas(piscinas aquecidas) que chegavam a atingir os 70 metros de comprimento, podiam concentrar-se de dois a três mil banhistas.
Na Roma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Natação
  • natacao
  • natação
  • natação
  • natacão
  • Natação
  • Nataçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!