Natação

Páginas: 12 (2775 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Escola Secundário de Francisco Franco
Disciplina de Educação Física
Professora: Irene Mendonça


Natação




















Trabalho elaborado por:
 Hélio Santos nº18
 João Sousa nº19
 Sofia Faria nº21
Crol e costas

1 – DESCRIÇÃO DAS TÉCNICA DE CROL E DE COSTAS

Técnica de crol

De todas as técnicas de nado esta é a mais rápida, económica eeficiente, neste estilo, os braços são responsáveis por 75% da propulsão e as pernas pelos restantes 25%.
A técnica de crol é realizada a partir de um equilíbrio horizontal e ventral, com o corpo em alongamento exigindo uma elevada coordenação de movimentos, enquanto um dos braços se move pelo ar com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, o outro braço, debaixo de água,propulsiona o corpo - para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”. As pernas, por sua vez, executam movimentos verticais alternados, permanecendo em extensão no movimento ascendente e ligeiramente fletidas no descendente Enquanto se dá uma braçada, as pernas movimentam-se quatro a oito vezes.






 








Fig. 1 – Técnica do crol


Técnica de Costas

Atécnica de costas é realizada a partir de um equilíbrio horizontal, dorsal ou seja nada-se com a parte ventral virada para cima. Existem várias maneiras de nadar de costas, a mais comum é o crol de costas, nesta técnica o movimento dos braços é executado de modo alternado, as pernas fletem no movimento ascendente.
Existe uma relação de seis batimentos de pernas para cada ciclo completo de braçadasO nadador parte de dentro de água, mas não pode permanecer submerso mais de 15 metros.













Fig. 2 – Técnica de costas










1.1 – TÉCNICA DOS MEMBROS INFERIORES

No Crol
A ação das pernas é extremamente importante para uma correta e equilibrada posição do corpo durante o nado ou seja quer para o alinhamento horizontal do corpo quer para o seu deslocamento
A técnicacaracteriza-se por movimentos alternados dos membros inferiores, o movimento da perna divide-se em 2 batimentos executados no plano vertical, a amplitude deste movimento pode variar entre 0.3 e 0.5 metros: o batimento ascendente – perna em extensão e o batimento descendente – perna ligeiramente fletida sendo o primeiro de recuperação e o segundo propulsivo.
Para realizar a técnica corretamente énecessário atender aos seguintes aspetos:
1- Manter as pernas em extensão durante os batimentos;

2- Ligeira flexão do joelho, por ação da água nos batimentos descendentes;

3 – Manter sempre os pés em extensão durante todo o movimento;

4- A amplitude do movimento não deve ser excessiva;

5- Manter o corpo em extensão, sem baixar a bacia, mas de forma descontraída;

Nas Costas
Os movimentosexecutados pelas pernas são semelhantes aos realizados no crol embora em sentido inverso e mais imersas. Em parte a função das pernas é estabilizar e equilibrar o nado, os batimentos caracterizam-se por movimentos alternados dos membros inferiores. No plano vertical, o movimento da perna divide-se em 2 batimentos: o batimento ascendente e o batimento descendente sendo o primeiro propulsivo e o segundo derecuperação.
O batimento das pernas segue o padrão natural baseado na fórmula de seis batimentos para um ciclo completo de braçadas. Para aumentar a eficiência do batimento de pernas, os joelhos devem manter-se sempre dentro da água, evitando o movimento de bicicleta.
Para realizar a técnica corretamente é necessário atender aos seguintes aspetos:
1 – Tronco e pernas bem alinhados;2 – As pernas devem estar mais imersas do que os ombros;

3 – Durante os movimentos alternados das pernas os dedos dos pés apenas tocam a superfície da água;

4 – As pernas no movimento descendente não devem ir além dos 30 cm de profundidade.

1.2 – TÉCNICA DOS MEMBROS SUPERIORES

No Crol

As braçadas do crol caracterizam-se por movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Natação
  • natacao
  • natação
  • natação
  • natacão
  • Natação
  • Nataçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!