Natação

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O que é?
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.
História


A natação é conhecida desde a pré-história, o registo maisantigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criandouma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). Oestilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.



Benefícios
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar acoordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma, também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.
Recreação
Como actividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.
Embora os estilos de natação tambémsejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água
Modalidades
Existem 6 modalidades/disciplinas distintas na especialidade de natação.
- Natação pura

- Pólo aquático
- Salto para a água

- Águas abertas

- Natação sincronizada

- Mergulho Aquático





Estilos

Estilo CrawlO Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica. É um estilo difícil que exige um bom controlo dos movimentos.
O Crawl é, sem dúvida, o estilo mais utilizado e o mais rápido. Também conhecido por estilo livre, por ser o estilo de escolha nas provas de estilo livre, foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen.
Partida
A partida neste estilo é efetuada através de salto.Ao apito prolongado do Juiz-Árbitro, devem subir para o bloco de partida e aí ficar. À voz "Aos seus lugares" todos os atletas devem colocar-se em posição de partida, tendo em conta que um dos pés deverá estar na frente do bloco. A posição das mãos é irrelevante.
Quando todos os nadadores tiverem imóveis, o Juiz de Partidas dará o sinal de partida.
Técnica
Exige uma elevada coordenação demovimentos.
Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve se r executada em forma de “S”). Os braços entram e saem da água alternadamente, enquanto aspernas executam movimentos verticais alternados: permanecem esticadas no movimento ascendente e ligeiramente fletidas no descendente.
A respiração, geralmente, é feita a cada 2 braçadas, respirando sempre para o mesmo lado. Se for feita, a cada 3 braçadas, a respiração feita é alternada.


Viragem
Ao aproximar-se da parede, o nadador inicia o processo de viragem, ou cambalhota: o nadador roda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Natação
  • natacao
  • natação
  • natação
  • natacão
  • Natação
  • Nataçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!