natação

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013





TRABALHO





Matemática
Turma primeiro semestre
Docente Thiago Ovigli
Oralismo para Surdos
Aluno: Suely Sousa do Nascimento R.A: 5669145384



Anhanguera Unidade Campo Limpo
2013
Oralismo
Na história houve uma época que tinha ampla valorização e aceitação da Língua de Sinais e a partir do congresso de Milão de 1880, a Língua de Sinais foi banida completamente naeducação de surdos impondo ao povo surdo o oralismo. Devido à evolução tecnológica que facilitavam a prática da oralização pelo sujeito surdo, o oralismo ganhou força a partir da segunda metade do século XIX.
A modalidade oralista baseia-se na crença de que é a única forma desejável de comunicação para o sujeito surdo, e a Língua de Sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha odesenvolvimento da oralização.
Essa técnica de leitura labial: ”ler” a posição dos lábios e captar os movimentos dos lábios de alguém está falando é só útil quando o interlocutor formula as palavras de frente com clareza e devagar. (...) a maioria de surdos só conseguem ler 20% da mensagem através da leitura labial, perdendo a maioria das informações. Geralmente os surdos ‘deduzem’ as mensagens de leituralabial através do contexto dito. 
Na década de anos 60, brotou a língua dos sinais associada com a oralização, surgindo o modelo misto denominado de Comunicação Total que trouxe o reconhecimento e valorização de Língua de Sinais que foi muito oprimida e marginalizada por mais de 100 anos. Oralismo, ou método oral, é o processo pelo qual se pretende capacitar o surdo na compreensão e na produção delinguagem oral e que parte do princípio de que o indivíduo surdo, mesmo não possuindo o nível de audição para receber os sons da fala, pode se constituir em interlocutor por meio da linguagem oral .
No século XIX o médico Jean Marie Gaspar Itard (1775-1838), no Instituto Nacional de Surdos de Paris, começou a treinar a sensibilidade auditiva em hipoacústicos, fazendo com que discriminassem sonsde diferentes instrumentos, em seguida, diferentes palavras, sem o recurso da leitura labial. Depois reforçava o reconhecimento auditivo com exercícios de articulação. Itard conseguiu fazer com que fossem introduzidos, nos ensinos dos surdos-mudos do Instituto, cursos de articulação para surdos-mudos que demonstrassem capacidade para aprender a falar. Depois dos estudos de Itard na França, outromédico, Friedrich Bezold (1842-1908) vai atuar numa instituição de surdos na Alemanha. Bezold trabalhou exaustivamente, desde 1893, na criação de um aparelho que é conhecido como escala contínua de sons de Bezold-Edelmann. Segundo Werner (apud SOARES), Bezold realizou sua investigação examinando os alunso do Instituto de Surdos-Mudos de Munique. Percebeu que nem todos eram surdos completos, algunspossuindo resíduos que permitiam perceber a voz humana. Conforme QUIRÓS e GUELLER (apud SOARES), as instituições de educação de surdos se disseminaram, entre os principais países da Europa, no século XIX. Ainda, segundo eles, as escolas italianas de educação de surdos alcançaram um notável desenvolvimento no que se refere ao ensino da linguagem oral, exercendo forte influência nas instituições daAmérica Latina, em particular na Argentina, chegando a influenciar, até mesmo, o Instituto Nacional de Surdos Mudos de Paris .
No primeiro Congresso Internacional de Surdos-Mudos, que aconteceu em Paris, em 1878, sustentou-se que o melhor método de ensino seria aquele que combinasse a articulação com a leitura das palavras nos lábios, mas conservando o uso de gestos como medida de auxílio entreprofessores e alunos durante o período inicial .
Na história da educação dos surdos houve uma época que a Língua de Sinais tinha ampla valorização e aceitação, mas a partir do congresso de Milão de 1880, a Língua de Sinais foi banida completamente da educação de surdos, impondo ao povo surdo o oralismo. Devido à evolução tecnológica que facilitava a prática da oralização pelo sujeito surdo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natação
  • Natação
  • natacao
  • natação
  • natação
  • natacão
  • Natação
  • Nataçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!