Natação para crianças de 6 a 8 anos

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO DE LICENCIATURA/BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NATAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS

Aleteia Monteiro 91835.1
Kennedy Fernando Lino 92209.9
Reinaldo de Souza 93063.6
Thais Santos 92700.8
Profª Thelma Polato

São Paulo, Junho de 2013.
SUMÁRIO

1.Introdução....................................................................................................

2. Proposta de Ensino....................................................................................

3. Conclusão.....................................................................................................

4. Referências Bibliográficas.............................................................................

1. INTRODUÇÃO

“Nadar é um ato psicomotorque permite o deslocamento do ser humano no meio líquido em várias posições, é uma habilidade do corpo e membros que ao gerar forças propulsoras consegue vencer as resistências da água e se deslocar em equilíbrio”.
Desde a antiguidade o ato de nadar estava presente na vida do homem, considerando a necessidade de pesca, proteção, transporte e guerra, era meio de sobrevivência. Hoje esse ato denadar se transformou em natação, em esporte, saúde, qualidade de vida, enfim, está relacionada a vários aspectos, e a forma de ensino têm gerado grandes discussões.
Com a expansão das práticas desportivas, a natação têm ganhado muitos praticantes, desde bebês até idosos, e a busca pela saúde e qualidade de vida parece ser o principal objetivo, por outro lado, a pedagogia utilizada para o ensinodessa prática tem sido muito questionada, uma vez que a desistência de alunos em clubes e academias acontece por diversas vezes.
O ensino da natação tem como “pilar básico” a adaptação ao meio líquido (CANOSSA, et alt, 2007) e as habilidades motoras aquáticas básicas, esses são os primeiros passos e a forma desse processo ensino-aprendizagem pode acontecer de várias maneiras.
De acordo comestudos, ao inicio da familiarização com o meio líquido o processo de propriocepção também é de grande importância; A propriocepção são sinais, informações que vem do próprio corpo e relevantes para o controle motor, pois sinalizam as posições das articulações, as forças produzidas nos músculos e a orientação do corpo no espaço, sendo assim o estímulo da percepção, segurança, auto conhecimento do corponaquele ambiente, confiança, podem ajudar e ser muito eficiente no desenvolvimento dessa prática. Todo esse primeiro processo, é uma fase fundamental, onde o aprendiz explora esses sentimentos e essa adaptação ao novo ambiente, sendo um bom trabalho efetivamente realizado nesse período que vai influenciar no sucesso e continuidade da prática do aluno. ( CORAZZA, PEREIRA, VILLIS, 2005).

Contudo,a faixa etária de determinado grupo ou aluno também deve ser observada, a metodologia a ser utilizada deve considerar principalmente esse fator, onde a prática de crianças deve ter especial atenção, ao passo que o desencadeamento de traumas ou uma experiência ruim podem ser fatais para o bem estar do aluno.. No trabalho com crianças, o lúdico, com certeza, deve estar presente. BENDA (1999),visando ampliar as possibilidades de aprendizagem na natação e adequar-se às novas abordagens defendeu que o lúdico deverá estar presente em ambientes que envolvam aprendizagem, principalmente com crianças, porém que depende do professor relacionar o lúdico ao conteúdo disciplinar; Citou, ainda, que é interessante mesclar essa ludicidade com a metodologia tradicional.
Acreditamos que essa teoria érelevante, e que a prática pedagógica tradicional aliada ao lúdico pode resultar em um ótimo trabalho. A tradicionalidade, de uma maneira ou de outra sempre vai existir, uma vez que a sequência pedagógica de movimentos sempre é seguida, não há como aprender a nadar sem passar pelo processo de adaptação, controle da respiração, movimentos de pernas, braços... já a escolha pelo primeiro estilo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula natação para crianças de 7 a 8 anos
  • Jogos e Brincadeiras de crianças de 6 a 8 anos
  • A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS DE 6 À 8 ANOS
  • A aprendizagem na Natação Infantil de 3 a 6 anos e os benefícios da ludicidade para a criança
  • Crianças 8-9 anos
  • ESTUDO DA CORRIDA PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL
  • A criança de 6 anos
  • Atividade para crianças de 6 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!