NASSAR, Raduan. 1935 Lavoura arcaica / Raduan Nassar. 3. Ed, rev. pelo autor. -São Paulo: Companhia das Letras. 1989

317 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PROF. DR. WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO
ESTUDOS LITERÁRIOS II

NASSAR, Raduan. 1935 Lavoura arcaica / Raduan Nassar. 3. Ed, rev. pelo autor. -São Paulo: Companhia das Letras. 1989

A obra ‘Lavoura Arcaica’, de Raduan Nassar, é divida em duas partes: a primeira A Partida e a segunda O Retorno. Aborda temas como o incesto, questões divinas e estabelece diversos conflitos psicológicos entre os personagens. Apesar de não ser um romance erótico, uma coisa que chama bastante atenção, é o erotismo presente em diversos trechos do livro, como no seguinte trecho:

[...] Tirei os sapatos e meias, e sentindo meus pés descalços, na umidade do assoalho, senti também meu corpo de repente obsceno, surgiu virulento, um osso da minha carne, eu tinha esporas nos meus calcanhares, que crista mais sanguínea, que paixão desassombrada, que espasmos pressupostos! [...] (NASSAR, 1935, p. 80).

Narrada em primeira pessoa, a obra traz como personagem principal o jovem André, filho de camponeses que vai morar numa pensão, após sair de casa fugido dos ensinamentos rigorosos de seu pai e do grande amor que sentia por sua irmã, Ana, já que tal fato nunca seria aceito por seu pai. Após a fuga de André a estrutura da família que já era bastante precária, fica abalada. Então, Pedro, irmão mais velho de André parte em busca dele para tentar trazê-lo de volta para casa. Ao encontrar com o irmão, Pedro relata tudo o que tem acontecido em casa durante sua ausência, diz o quanto sua mãe tem sofrido, mas ressalta que ninguém mudou tanto quanto Ana. Depois de muito conversarem, André decide voltar para casa. Seu retorno é comemorado por todos com uma festa, onde Ana dança de forma bastante sensual e desequilibrada, é nesse momento que o pai percebe o amor da filha pelo irmão e acaba matando-a, depois sofre um ataque e morre.

Geane Teodoro Damasceno

VITÓRIA
2011/2

Relacionados