nascimento e desenvolvimento da sociologia e do capitalismo

Páginas: 13 (3058 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014


Sumário
♦ Introdução -------------------------------------------------------------------- 3
♦ Nascimento e Desenvolvimento da Sociologia ------------------------- 4
♦ Correntes Sociológicas ----------------------------------------------------- 5
♦ Áreas de Estudos em Sociologia ------------------------------------------ 7
♦ Desenvolvimento do Capitalismo----------------------------------------- 9
♦ Conclusão -------------------------------------------------------------------- 10
♦ Bibliografia -------------------------------------------------------------------11



Introdução

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o desenvolvimento da sociologia e do capitalismo. Mostrando de uma forma mais aprofundada que enquanto a Psicologia estuda aindividualidade de cada um, a sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em relação ao meio e os processos que interligam as pessoas em associações, grupos e instituições. O estudo dos fatos sociais é muito antigo. Com o surgimento dos primeiros grupos humanos, surge também a necessidade de se organizar para sobreviver. A partir do século XVIII a sociologiasurgiu como disciplina, voltada para o estudo dos fenômenos sociais para tentar explicá-los e analisar os seres humanos. Essas pesquisas feitas pela sociologia são de interesse tanto do convívio humano com a sua família até a organização de grandes empresas e diferentes áreas do saber. No entanto o mais interessado é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplinacientífica e a sociedade civil organizada. Um aspecto que tem sido alvo desta matéria é a forma como as pessoas integrantes da sociedade podem ser manipulados para conservação da ordem social e do monopólio da força física verdadeira. A sociologia ocupa-se ao mesmo tempo das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí elaborar generalizações teóricas. Assim como toda ciência, asociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.
O surgimento da sociedade capitalista deu origem a profundas transformações sociais, transformações essas que preocuparam teóricos e pensadores da época em torno da questão da mudança e da ordem social, sendo que um dos principais dilemas e paradigmas entre os fundadores da sociologia se centre na questão da relação entreindivíduo e sociedade, se por um lado alguns autores valorizam o indivíduo e desvalorizam a sociedade, outros desvalorizam a idéia do indivíduo e defendem as relações sociais como regulador de comportamentos. A profunda e repentina alteração de hábitos nas sociedades capitalistas influenciou a crescente preocupação com o indivíduo e com a dimensão social deste, com o objetivo de procurar compreender essasmudanças.

Nascimento e desenvolvimento da Sociologia


A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XIX, na forma de uma resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando menor e mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um"antídoto" para a desintegração social. Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio. E pesquisam os microprocessos como relações interpessoais. Sociólogos confiamfrequentemente em métodos quantitativos de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais, e para desenvolver modelos que possam ajudar a predizer mudanças sociais e como as pessoas responderão a essas mudanças. Mas para algumas áreas da Sociologia (e para alguns sociólogos) acredita-se que métodos qualitativos — como entrevistas dirigidas, discussões em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o iluminismo e o capitalismo e o nascimento da sociologia
  • relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo
  • Nascimento capitalismo
  • O nascimento da Sociologia
  • Nascimento da sociologia
  • o nascimento da sociologia
  • Nascimento da sociologia
  • o nascimento da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!