nascimento da logica

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

Estudar lógica representa aprimorar a arte de pensar. O dom de raciocinar e o dom da inteligência, todo ser humano normal os possui, o que difere no entanto, é a forma com qual usamos edemonstramos esses dons.
No instante que haja um aprimoramento, treinamento e uma aplicabilidade de nossos dons, poderemos julgar e até avaliar o rendimento intelectual do ser humano. Lógica,demaneira geral, consiste em ser a arte de pensar corretamente, isto é, nem sempre raciocinamos da maneira correta, às vezes tomamos uma decisão ao invés de outra, agimos diversas vezes de maneira ilógica.Mas por que isso acontece? Se todo ser humano normal tem o dom de raciocinar, como pode cometer equívocos lógicos? É verdade que problemas externos tais como: estresse, pressa, ou até mesmocomodismo,contribuem para isso, mas na verdade o que falta mesmo é pensar tranquilamente, pacientemente e principalmente corretamente.
Todo profissional que possuí como ferramenta de trabalho o raciocínio,seja para resolver problemas de ordem administrativa ou financeira, problemas matemáticos, de planejamento ou de estratégia, entre outros, utiliza como matéria prima para o seu trabalho a arte depensar.Resolver problemas na mesma ordem dos citados anteriormente requer muita atenção e ótima performance de conhecimento do raciocínio. Há de lembrar que não existe disciplina que ensine puramente apensar, o que existe são disciplinas que mostram como desenvolver e aperfeiçoar o dom de pensar.





O Nascimento da lógica
Quando analisamos a História da Filosofia, nos deparamos que os antigosfilósofos se preocuparam com o real. O que é o real? O real é a physis, respondeu a escola jônica. O que é o real? O real é o ser, respondeu a escola eléatica. Com isso, os modernos se perguntaram: é possível conhecer o real?. Assim, a filosofia se coloca em direção da ontologia (estudos do ser) e da lógica (estudos do conhecer). Por se tratar de um pensamento ou raciocínio, é que a disciplina lógicateve sua fundamentação em constatar uma verdade, o óbvio. E se esta verdade transforma-se um uma única realidade, autentica, colocaria a lógica em contradição, e não teria sentido em observar as qualidades únicas da natureza.
A razão para todo e qualquer questionamento elaborado por um raciocínio evidente, claro e coerente, alcança a realidade do impossível, a lógica por sua vez, tem essesignificado, torna tudo transparente, verdadeiro, ao passo que, representa o modo como pensamos ou imaginamos o mundo real, e é através dessa percepção que, criamos nossos questionamentos, criticas e conceitos influenciados pela indução, dedução, coerência e contradição.
Parmênides Filosofo grego que viveu no século V a.C, foi o primeiro filosofo a tomar rumos sobre a lógica e criar sua concepção pelavia da essência, o filosofo conclui que o ser é perene, intrínseco e ilimitado. Em vista desse conceito, Parmênides diz: que o SER é; o não SER não é. E cria com isso, uma contradição de conhecimento racional e conhecimento Ilusório ou sensível, e estes conhecimentos são mais tarde trabalhados com mais consistência por Platão e Aristóteles.
A DIALÉTICA PLATÔNICA
A dialética platônica exerceuforte influencia sobre a lógica, Platão desenvolveu a teoria da idéias onde procura solucionar o problema deixado por duas tendências filosofias, o SER imutável de Parmênides e o SER móvel e plural de Heráclito. O raciocínio elaborado por Platão envolve o mundo sensível e o mundo das idéias, nesse mundo das idéias e que perdura o conhecimento cientifico sobre a essência da realidade pura, o objetivoda dialética platônica é discernir o lado obscuro da realidade e torná-lo compreensivo ao lado da razão, se a razão explica tudo que é composto pela fábula do raciocínio, e torna tudo claro a esse lado compreensivo da razão, esse conhecimento ou raciocínio precisa ser organizado, para distinguir o que é verdadeiro e o que é falso.
Assim, os conceitos refletem a natureza interna, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nascimento da lógica
  • O nascimento da lógica
  • Nascimento da lógica
  • O nascimento da lógica
  • O Nascimento da Lógica
  • O nascimento da Logica
  • O nascimento da lógica
  • o nascimento da logica elementos da logica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!