nasa

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem em estudar o espaço e seus astros do ponto de vista científico e da sua exploração econômica, fazendo o uso de naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais, e muitas vezes fazendo uso de humanos em suas missões: os astronautas, como são chamados nos Estados Unidos e no ocidente de um modo geral, cosmonautas como são chamados naRússia. Alternativamente o termo espaçonautas1 pode ser utilizado em países de língua portuguesa, como o Brasil, e em fins dos anos 80, a China passou a usar a designação de taikonautas como forma corrente.

A ciência tecnológica relacionada com eles é chamada de astronáutica.

O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada "De laTerre à la Lune" (1865), Júlio Verne2 3 4 escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão. Na França, Georges Melies foi um dos pioneiros do cinema, e em seu filme "Le voyage dans la Lune" (1902) acabou criando um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua. Em obras como "The War of the Worlds" (1898) e "The First Men On TheMoon" (1901), H. G. Wells5 também concebe ideias de exploração do espaço e de contato com civilizações extraterrestres.

Muito ainda faltava para que o homem pudesse alcançar o espaço exterior, mas este sonho tornou-se realidade, em parte, através das ideias destes visionários e do trabalho de pioneiros. Entre estes pioneiros devemos lembrar os engenheiros de foguetes Robert Hutchings Goddard(Estados Unidos), Konstantin Tsiolkovsky (Rússia), Hermann Oberth (Alemanha), e mais recentemente Wernher von Braun (Alemanha) e Sergei Korolev (Ucrânia).

Índice [esconder]
1 Observações primitivas do céu
2 Início da Astronomia moderna
3 Os Primeiros Foguetes
4 Corrida espacial
5 Programa espacial da URSS
6 Programa espacial dos EUA
7 Programa espacial da China
8 Outros programas
9Acidentes e tragédias
10 Sondas espaciais
11 Exploração de Marte
12 Estação Espacial Internacional
13 O futuro
14 Ver também
14.1 Agências espaciais
14.2 Programa espacial dos Estados Unidos
14.3 Programa espacial soviético
15 Ligações externas
15.1 Links gerais em português
15.2 Links gerais em espanhol
15.3 Links gerais em inglês
15.4 Agências espaciais
15.5 Programa espacialbrasileiro
15.6 Projetos em cooperação
15.7 Outros programas
16 Referências
Observações primitivas do céu[editar | editar código-fonte]

Nebulosa NGC 604, que é um nascedouro de estrelas, localizada em um dos braços em espiral da galáxia M33, a 2,7 milhões de anos-luz de distância da Terra - foto tirada pelo Telescópio Espacial Hubble
Os astros sempre foram motivo de observação e estudo para ohomem. Astecas, chineses, indianos e outras civilizações como a Mesopotâmia, e povos como os gregos e os árabes registraram ao longo da história diversos eventos celestes, como eclipses solares e lunares e efetuaram medidas dos astros e de suas órbitas principalmente com o objetivo de manter calendários precisos.

Os dois maiores astrônomos da antiguidade foram Hiparco e Ptolomeu.

Estasprimeiras observações astronômicas eram feitas totalmente a olho nu e, portanto, limitadas. A invenção do telescópio deu maior impulso à observação do céu.

Início da Astronomia moderna[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Astronomia
O telescópio tem uma origem controversa, sendo sua invenção geralmente atribuída a Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês, em 1608]. Em 1609,o astrônomo italiano Galileo Galilei apresentou um dos primeiros telescópios registrados pela história (uma "luneta") e dele obteve diversas observações astronômicas que o levaram a confirmar o sistema heliocêntrico de Copérnico.

As observações de Galileu incluíram a descoberta das manchas solares, do relevo lunar e dos satélites de Júpiter, entre outras importantes descobertas.

Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nasa
  • NASA
  • A nasa
  • NASA
  • NASA
  • NASA
  • Nasa
  • Nasa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!