NARSISISMO FICHAMENTO

474 palavras 2 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Psicologia

FICHAMENTO

NARCISISMO

Disciplina: Teorias II
Turma:
Horário: T24CD
Professora: ): Janara Pinheiro Lopes
Aluna: Wiviany Fonseca de Paiva

Pessoa que trata seu próprio corpo da mesma forma pela qual o corpo de um objeto sexual e comumente tratado que o contempla vale dizer , o afaga e o acaricia ate obter satisfação completa através dessas atividades . desenvolvido ate esse grau , o narcisismo passa a significar uma perversão que absorveu a totalidade da vida sexual do individuo, exibindo , consequentemente , as características que esperamos encontra no estudo de todas as perversões .(pg 89)

Observadores psicanalíticos foram subsequentemente surpreendidos pelo fato de que aspectos individuais da atitude narcisista são encontrados em muitas pessoas que sofrem de outras pertubaçoes – por exemplo , conforme sadger ressaltou em homossexuais (pg 89)

O narcisismo nesse sentido não seria uma perversão , mas o complemento libidinal do egoísmo do instinto de autopreservação , que em certa medida. Pode justificavelmente ser atribuído a toda criatura viva. (pg 90)

Um paciente que sofre de histeria ou de neurose obsessiva, enquanto sua doença persiste , também desiste de sua relação com a realidade . mas a analise demostra que ele de modo algum corta suas relações eróticas com as pessoas e as coisas . ainda as retem na fantasia , isto e ele substitui , por um lado, os objetos imaginários de sua memoria por objetos reais .(pg 90)

A libido afastada do mundo externo e dirigida para o ego e assim da margem a uma atitude que pode ser denominada de narcisismo. (pg 91)

Isso nos leva a considerar o narcisismo que surge através da indução de catexias objetais, como sendo secundário , superposto a um narcisismo primário que é obscurecido por diversas influencias diferentes .(pg 91)

Uma antítese entre a libido do ego e a libido objetal, quanto mais uma e

Relacionados