NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMADORA

4223 palavras 17 páginas
NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMADORA: ENTRE O SABER E O
FAZER NO PIBID

Dailma Barbosa Fagundes1, Josemar², Wagner da Silva Teixeira³, Marcos José Custódio Dias4

RESUMO: Este é um relato que tem como objetivo apresentar nossas vivências e experiências no contexto de nossa atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, no Colégio Estadual Teixeira de Freitas em Senhor do Bonfim-BA, no período de abril a dezembro de 2014. Trata-se de uma narrativa na qual apresentamos nossas propostas de trabalho para o ano letivo, as dificuldades com as quais nos deparamos, as soluções encontradas para as mesmas e a relevância desta experiência e da reflexão sobre ela para nossa formação.
Acreditamos que o fato de refletir sobre nossa própria experiência nos coloca numa dimensão de formação crítica, que traz contribuições não somente para nossa constituição profissional, mas também para nossa constituição social, moral e sentimental, posto que a constituição docente aconteça atrelada a todos os demais âmbitos de nossas vidas, uma vez que somos produto de todas as experiências vividas.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente. Experiências. Reflexão.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma era em que a tecnologia tem se desenvolvido com grande rapidez, os indivíduos que nascem nesta geração são denominados por PALFREY 2011 como “Nativos
1

Licencianda em Ciência da Computação IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, bolsista PIBID em Licenciatura em Ciência da Computação (LCC). E-mail: dailmabarcelos2@hotmail.com.
2 Licenciando em Ciência da Computação IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, bolsista PIBID em Licenciatura em Ciência da Computação (LCC). E-mail: josemar_acs@yahoo.com.br.
3 Licenciando em Ciência da Computação IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, bolsista PIBID em Licenciatura em Ciência da Computação (LCC). E-mail: wagner_tx@hotmail.com.
4 Professor Orientador. Mestre em Ciências (UFRRJ). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática
(UNEB). Professor do

Relacionados

  • Livro Completo Juventude E Ensino Medio 19082014
    100596 palavras | 403 páginas