Narrativa museológica no contexto de práticas escolares

Páginas: 14 (3453 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
NARRATIVA MUSEOLÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Orientador Dr. Orlando José de Almeida Filho1 ojaff@uol.com.br Autora Gabriela Santos Leite2 gaby_petropolis@hotmail.com RESUMO: Esta pesquisa, situada a partir da perspectiva da micro história, constitui-se de uma proposta voltada para pensar e trabalhar a narrativa museológica no contexto das práticas escolares. O projeto foi desenvolvido naEscola Municipal Pio XII, no município de São João del-Rei (MG), com vinte e três estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se explorar a História local e o Museu Regional de São João del-Rei, recorte da nossa pesquisa. Nosso objetivo foi desenvolver atividades escolares que analisassem as relações de identidade dos alunos com o lugar onde vivem a partir da micro história. A pesquisaobjetiva contribuir para preservação da memória e divulgação da importância dos bens culturais materiais que resguardam o acervo do Museu Regional e a memória, individual e coletiva. PALAVRAS-CHAVE: História, Identidade e Educação Museológica. ABSTRAT:

Professor Adjunto da Área de Didática do Ensino de História da UFSJ. Doutor em História da Educação – PUC-SP. Professor do Departamento deCiências Sociais (DECIS) e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES/UFSJ. 2 Graduanda em História pela UFSJ e bolsista do PIBID/CAPES.
1

1

This research, based on the perspective of the micro-history, consists of a proposal aimed at thinking and working the museological narrative in the context of the school practices. The project was developed at theMunicipal School Pio XII, in São João del Rei (MG), with twenty-three students from the seventh year of the primary school. The exploration of the local history and the Regional Museum of São João del Rei was sought in the research. Our goal was to develop school activities that analyzed the relationship between the students’ identity and the place where they live, taking the micro-history intoaccount. The research aims at contributing to the preservation of the memory and the dissemination of the importance of the cultural materials that protect the collection of the Regional Museum and the individual and collective memory. KEY WORDS: History, Memory and Museological Education.

1. Introdução Este trabalho está inserido no subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas deIncentivo à Docência (PIBID) – UFSJ/CAPES e foi desenvolvido na Escola Municipal Pio XII na cidade de São João del-Rei – MG. A pesquisa configura-se como subprojeto da oficina “Memória, Identidades e História Local” e vem sendo desenvolvida em escolas públicas no presente município. O projeto tem ainda a participação dos alunos do Curso de História da Universidade Federal de São João delRei (UFSJ),Luciana Mara Santos (PIBID/CAPES) e Rafael Ribeiro (PIBID/CAPES) e da professora Teresa Raquel Coimbra, bolsista de supervisão PIBID/CAPES. Nosso objetivo foi realizar um trabalho que explorasse os espaços museológicos locais, bem como investigar suas narrativas por meio de materiais didáticos. Desse modo, a investigação pode possibilitar a educadores e educandos diálogos mais amplos quecontribuam para a reflexão sobre História, memória e preservação patrimonial. Também proporcionou inserir o museu em um espaço de ensino-aprendizagem, tornando-o mais acessível e significativo a partir da socialização dos acervos. Assim,

2

tais instituições passam a ser percebidas como um ambiente de memória que pode agregar comunidades. O projeto foi configurado a partir da pesquisa e metodologiadas quais se inserem um contexto da história da instituição museológica e, também, a desapropriação de objetos por gerações passadas, dos quais passaram a ganhar valores simbólicos de bens culturais. É importante destacar que a investigação do presente trabalho introduz um tema que tem sido valorizado no campo do ensino de Ensino de História, o que pode contribuir significativamente para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Práticas do Inspetor no Contexto Escolar atividades
  • As práticas pegogicas em contextos não
  • RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIFICULDADES DA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Relatório de pesquisa e prática profissional – contexto escolar
  • A CIDADANIA E AUTONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR: PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS
  • Contexto escolar
  • contexto escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!