Narrativa jurídica

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Questão 1:

Fragmento 1

Texto argumentativo - este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No texto estudado o autorapresenta sua opinião (“Existem relevantes pontos que não podem ser deixados à margem da apreciação deste D. Juízo:”), com a intenção de convencer o leitor, no caso em questão, o juiz que prolatará asentença.

Fragmento 2

Texto dissertativo – quando defende um ponto de vista ou uma opinião

Fragmento 3

Texto descritivo – caracteriza-se pela ausência de progressão temporal, pela presençade adjetivos (alta velocidade, bairro movimentado)

Fragmento 4

Texto narrativo – caracteriza-se por apresentar os personagens, localizando-os no tempo e no espaço, segue uma ordem cronológica,narrando os fatos desde o início até o final. No texto há a narrativa do fato que ensejou a denúncia, tendo também a narrativa da tramitação dos autos do processo, desde o recebimento da petiçãoinicial.

Fragmento 5

Texto argumentativo – este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No texto estudado o autor apresentasua opinião (“atenta contra a sua integridade psíquica e física”) este tipo textual tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. No textoestudado o autor apresenta sua opinião

Fragmento 6:

Texto injuntivo – é aquele que quer nos informar de algo (...a palavra “assédio” significa “insistência impertinente, perseguição, sugestão oupretensão constantes em relação a alguém”).



Questão 2:


A serviço da argumentação:


HABEAS CORPUS Nº 219.070 - RJ (2011/0223689-7)
RELATOR : MINISTRO GILSON DIPP
IMPETRANTE : KATIAVARELA MELLO - DEFENSORA PÚBLICA
IMPETRADO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PACIENTE : JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA DA SILVA
EMENTA
CRIMINAL. HABEAS CORPUS . LESÃO CORPORAL DECORRENTE DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • narrativa juridica
  • Narrativa juridica
  • NARRATIVA JURIDICA
  • Narrativa Juridica
  • Narrativa juridica
  • Narrativa jurídica
  • Narrativa jurídica
  • Narrativa Jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!