NARRADORES DE JAVE

536 palavras 3 páginas
Alan Nascimento Cruz
Professora: Claudia
Data: 26/09/2014

Narradores de Javé

Javé está situada no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. Os moradores decidem que deve preparado um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, querem provar para "todos" que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal acontecimento.
Mas na vila só tem analfabetos, começam a procurar alguém que consiga retratar os acontecimentos da cidade. O principal candidato a realizar essa missão era o antigo responsável pelos Correios do povoado o Antônio Biá , o único que sabe escrever. Ironicamente, ele havia sido expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores, forjava cartas falando mal dos vizinhos, para manter em funcionamento a Agência de Correios onde trabalha. Porém, sem vontade e sem opção, ele é escolhido para escrever o tal livro da "salvação", como os moradores dizem. Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é a sua oportunidade de se redimir diante da população.
Para isso, precisa colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Surge, desde então, uma problemática disputa entre a história oficial e a história oral, assim como as tradições e culturas.

Antônio Biá, vai conhecendo a fundo as historias, as memórias povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes uma das outras, não estava fácil, pois as mesmas eram contadas em diferentes versões, variando de narrador a narrador. Surgem então muitos fatos fantásticos e lendários. Por causa disso o Biá se vê entre essa impossibilidade de colocar no papel os relatos grandiosos dos moradores.
Nas versões os

Relacionados

  • Socrates E Jesus O Debate Peter Kreeft 1
    84567 palavras | 339 páginas