NarraAtivas

2090 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Matéria: Panorama da Arte Digital
Trabalho 1 – Projeto sobre Estética Informacional
Professor: Carlos Falci
Alunos: Matheus Guedes
Regina Resende
Silvano Jose
Tomás Gobbo

TITULO:
NarraAtivas
TEMA:
Sobrevida da representação de uma pessoa/usuário no ambiente virtual.
Nos últimos anos, surgiram na web redes de relacionamento como o Orkut, Twitter e Facebook que conseguiram relacionar pessoas concentrando informações destas em uma página na internet. Para tanto, basta que o usuário crie um perfil nessas redes de relacionamento para que ele possa adicionar contatos, procurar conhecidos ou mesmo criar novos vínculos com outras pessoas com interesses em comum.
A facilidade deste tipo de ferramenta possibilita a materialização de um individuo na web pelo simples fato de existir um perfil para aquele usuário. A página criada personifica o usuário no mundo virtual, considerando que, em sua grande maioria, as pessoas postam dados reais e verdadeiros sobre seu cotidiano.
Mas uma questão surge quando as pessoas param de utilizar essas redes ou simplesmente deixam de alimentar/atualizar as informações disponibilizadas em suas paginas pessoais. Falta de tempo, interesse, e até mesmo a morte estão entre as razões pelas quais um usuário deixa de utilizar alguma rede social, embora seu perfil permaneça ativo.
Essas pessoas continuam existindo no ambiente virtual e recebem atualizações, fotos, mensagens de amigos ‘conversando’ com elas.
É nesses perfis inativos que reside o interesse desse projeto. A idéia é mapear e relacionar as mensagens deixadas para esses inativos, mostrando como pessoas fora do mundo virtual (ou real) ganham uma sobrevida nas redes de relacionamento. Identificamos alguns casos de pessoas que já faleceram mas que ainda recebem mensagens (de pessoas que em vida eram vinculadas a ele ). Este tipo de perfil atua como um elo ou um meio de comunicação que materializa a presença do usuário ( não

Relacionados