Narração, descrição e dissertação

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
PRODUÇÃO TEXTUAL
(narração, descrição e dissertação)





Daniel Coelho Miguel

Prof. Valmir Effting

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (LED0129) – Prática do Módulo IV
16/04/12



RESUMO


Com a preocupação das dificuldades de produção e interpretação textual dos alunos , o presente trabalho visaressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem, por este motivo, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando,desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Ao organizar o ensino de Língua Portuguesa o professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e didática.

Palavras-chave: Narração; Descrição; Dissertação.




1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais nasala de aula. A preocupação em classificar textos começou na Grécia Antiga com Aristóteles. Porém, somente no século XX, os gêneros textuais ganharam importância.

Os gêneros textuais são meios utilizados para a efetivação da comunicação verbal e seu trabalho deve propiciar a participação do indivíduo na construção de sentido do texto.

O ensino de Língua Portuguesatem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da
linguagem e é por isso que as escolas devem trabalhar com textos que fazem parte da realidade do cotidiano dos educandos. É de suma importância a escola trabalhar com estratégias de produção de gêneros que circulem na comunidade discursiva, preparando assim o aluno para atuar efetivamente na realidade em que vive.

2 NARRAÇÃO
ANarração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagem(ns) atuando e um narrador que relata a ação. A narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade. Ou seja, como seu material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar: as ações direcionam-se para um conflito que requer uma solução, o que nos permite concluir que chegaremos auma situação nova. Portanto, a sucessão de acontecimentos que leva a uma transformação, a uma mudança, e a trama que se constrói com os elementos do conflito desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.
Esquematizando, teríamos: a personagem A vive um conflito X que se resolve assim; após o conflito, o personagem A não será o mesmo do início da narrativa.Os elementos da narrativa são: Narrador, enredo, personagens, ambiente e tempo.
2.1 Protagonistas e Antagonistas
Já sabemos que a narrativa, em geral, está centrado num conflito, que pode se dar entre o personagem e o meio físico, ou entre ele e sua consciência, ou entre dois personagens. Como exemplo: dois personagens desempenham o papel de lutadores. Em linguagem popular, temoscaracterizados o "mocinho" e o "bandido" (ou, como querem alguns desenhos de televisão, "os do bem" e "os do mal"). Ou ainda, em outros termos, o herói e o vilão. Esses personagens recebem o nome de protagonista e antagonista.
"Protagonista" e "antagonista" são palavras que vêm do grego. Conhecer o significado original delas é bastante educativo:
protagonista: [Do gr.protagonistés, o principal 'ator', ou 'competidor'.] S. 2g. 1. O primeiro ator do drama grego. (...) 2. Teat. e Cin. A personagem de uma peça teatral, de um filme, de um romance, etc. 3. Fig. Pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento.
antagonista: [Do gr. antagonistés, pelo lat. antagonista.]. Adj. 2 g. 1 Que atua em sentido oposto, opositor, adversário. (...) S....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narração,dissertação e descrição
  • Descrição, narração e dissertação
  • Narração, dissertação e descrição
  • narração,dissertação e descrição
  • Narração, descrição e dissertação
  • A diferença entre descrição, narração e dissertação
  • Narração, descrição e dissertação
  • Narração, descrição e dissertação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!